POESIA INFANTIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Resumo
Este Dossiê traz uma contribuição importante para o conhecimento da poesia infantil brasileira contemporânea sob dois aspectos: primeiro, pela presença de leituras pioneiras sobre poetas cuja obra já tem uma história, mas que ainda não possuem um conjunto significativo de abordagens analíticas a respeito de suas obras tais como Tatiana Belinky, Ricardo Azevedo e Ronald Claver. Segundo, por trazer, quase sempre possibilidades de abordagem de poemas em sala de aula numa perspectiva metodológica em que o diálogo texto-leitor se impõe. Significa dizer que as abordagens do poema em sala de aula presentes nos trabalhos aqui publicados se pautam na concepção de que não se lê poesia na escola ou fora dela para ensinar conteúdos e comportamentos, mas para desenvolver a capacidade do leitor de descobrir e projetar imagens, perceber e usufruir de ritmos variados e das imprevisibilidades do texto, e deixar-se tocar pela vida que pulsa nos e dos versos.
Downloads
Referências
BOCHECO, Elói E. Poesia infantil: o abraço mágico. Chapecó: ARGOS EDITORA UNIVERSITÁRIA, 2002.
BORDINI, M. da Glória. Poesia infantil. São Paulo. Ática, 1986.
CUNHA, Leo (org). Poesia para crianças: conceitos, tendências e práticas. Porto Alegre: PIÁ, 2012
COELHO, N. Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7ª. Ed. São Paulo: Moderna, 2000.
DEBUS, Eliane et. Ali (org) Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética. Campina Grande: Editora da UFCG, 2018.
PINHEIRO, Hélder (org). Poemas para crianças: reflexões, experiências, sugestões. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 2000.
PONDÉ, Glória M. Fialho. Poesia para crianças: a mágica da eterna infância. In: KHEDÉ, S. Salomão (org) Literatura infantil: um gênero polêmico. 2ª. Ed Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.
BOCHECO, Elói E. Poesia infantil: o abraço mágico. Chapecó: ARGOS EDITORA UNIVERSITÁRIA, 2002.
BORDINI, M. da Glória. Poesia infantil. São Paulo. Ática, 1986.
CUNHA, Leo (org). Poesia para crianças: conceitos, tendências e práticas. Porto Alegre: PIÁ, 2012
COELHO, N. Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7ª. Ed. São Paulo: Moderna, 2000.
DEBUS, Eliane et. Ali (org) Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética. Campina Grande: Editora da UFCG, 2018.
PINHEIRO, Hélder (org). Poemas para crianças: reflexões, experiências, sugestões. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 2000.
PONDÉ, Glória M. Fialho. Poesia para crianças: a mágica da eterna infância. In: KHEDÉ, S. Salomão (org) Literatura infantil: um gênero polêmico. 2ª. Ed Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2025 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.