REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SOBRE A ESCRITA EM CURSOS DE LETRAS- PORTUGUÊS

Autores

  • Hermano Aroldo Gois Oliveira Universidade Estadual da Paraíba
Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo. Escrita Acadêmica. Representações Sociais. Linguística Aplicada.

Resumo

Este trabalho, motivado pela questão de pesquisa que elementos caracterizam a representação de escrita acadêmica como tarefa que requer habilidades?, objetiva caracterizar a representação de escrita formulada por alunos da graduação em Letras. Os fundamentos teóricos ancoram-se no fenômeno das Representações Sociais (MOSCOVICCI, 2013; SPINK, 1995; JOVCHELOVITCH; GUARESCHI, 1994), como também no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2012; 2006; 2008). A metodologia empregada é de base qualitativa, seguindo os procedimentos da pesquisa
experiencial-exploratória (MICCOLI, 2014; MOREIRA; CALEFFE, 2008). Em se tratando da coleta de dados, foram utilizados questionário e sessões reflexivas com grupos de alunos da graduação de instituições de ensino superior localizadas no estado da Paraíba. O
corpus é constituído por um conjunto de depoimentos desses sujeitos colaboradores. Os dados indiciam que os elementos caracterizadores da representação de escrita como tarefa que requer habilidades apresentam-se a partir de três ações, a saber: i) buscar modelos de escrita; ii) reconhecer que a escrita demanda trabalho e efetivo engajamento; e iii) monitorar a escritura. Essas ações, quando mobilizadas, propiciam o acesso à promoção e socialização de conhecimentos agenciados na área de atuação, bem como à formação científica
e ao domínio do saber dizer na esfera acadêmica.

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Publicado em

1 de janeiro de 2025

Como Citar

OLIVEIRA, H. A. G. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SOBRE A ESCRITA EM CURSOS DE LETRAS- PORTUGUÊS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 2, p. 218–229, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6205. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Artigos