LITERATURA INFANTIL, BRINCADEIRAS E OS CONCEITOS CIENTÍFICOS EM UMA CLASSE DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA – RR

Autores

  • Emanuella Silveira Vasconcelos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Hellen Cris de Almeida Rodrigues Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: Ciências Naturais. Literatura Infantil. Educação Infantil. Conceitos científicos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca de uma experiência pedagógica desenvolvida no
âmbito da Educação Infantil em uma escola pública de Boa Vista – RR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, que visou compreender as contribuições que a literatura infantil e o brincar podem
ter para a apropriação de conceitos presentes nas Ciências Naturais. A fundamentação teórica, utiliza-se da
compreensão histórico-cultural da linguagem, pensamento e do brincar, como processos essenciais na formação dos conceitos científicos. Utilizou-se como
instrumentos de coleta de dados, a observação e registro em caderno de campo e coleta de relatos feitos por familiares das crianças participantes. Os resultados
evidenciam que a organização de sequências didáticas, que se utilizam de textos literários e da ação do brincar podem agregar contribuições significativas na
formação dos alunos.

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Publicado em

30 de agosto de 2022

Como Citar

VASCONCELOS, E. S. .; RODRIGUES, H. C. de A. . LITERATURA INFANTIL, BRINCADEIRAS E OS CONCEITOS CIENTÍFICOS EM UMA CLASSE DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA – RR. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 2, p. 188–202, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6202. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Artigos