LITERATURA INFANTIL, BRINCADEIRAS E OS CONCEITOS CIENTÍFICOS EM UMA CLASSE DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA – RR
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca de uma experiência pedagógica desenvolvida no
âmbito da Educação Infantil em uma escola pública de Boa Vista – RR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, que visou compreender as contribuições que a literatura infantil e o brincar podem
ter para a apropriação de conceitos presentes nas Ciências Naturais. A fundamentação teórica, utiliza-se da
compreensão histórico-cultural da linguagem, pensamento e do brincar, como processos essenciais na formação dos conceitos científicos. Utilizou-se como
instrumentos de coleta de dados, a observação e registro em caderno de campo e coleta de relatos feitos por familiares das crianças participantes. Os resultados
evidenciam que a organização de sequências didáticas, que se utilizam de textos literários e da ação do brincar podem agregar contribuições significativas na
formação dos alunos.
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