A CRIAÇÃO DE UM CLUBE DE LEITURA EM UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar por que e como foi desenvolvido um Clube de Leitura para bolsistas do GAPE, Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular, vinculado a um Programa de Tutoria Federal da Universidade Federal de Pelotas, Brasil. O Clube foi proposto como um instrumento cujo objetivo é aprimorar as habilidades de leitura e interpretação dos participantes, por meio do incentivo à leitura literária em articulação com os principais temas de pesquisa do PET GAPE. Este trabalho apresenta discussões sobre os altos
índices de analfabetismo funcional no Brasil; a importância da leitura; o papel transformador que a leitura de literatura exerce sobre as pessoas; os benefícios da leitura individual; e a importância das trocas coletivas e sociais na saúde mental dos graduandos, bem como a abordagem acolhedora, dialógica e colaborativa nas reuniões do Clube, como forma de formar novos leitores para a proficiência no ensino superior, empatia, crítica e consciência do
mundo e da sociedade.
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