A CRIAÇÃO DE UM CLUBE DE LEITURA EM UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Autores

  • Letícia Chrisostomo Bortt Moreira Universidade Federal de Pelotas
  • Karina Rangel Gautério Universidade Federal de Pelotas
  • Heloisa Helena Duval de Azevedo Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Incentivo à leitura. Clube de leitura. Formação de leitores. Leitura. Literatura.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar por que e como foi desenvolvido um Clube de Leitura para bolsistas do GAPE, Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular, vinculado a um Programa de Tutoria Federal da Universidade Federal de Pelotas, Brasil. O Clube foi proposto como um instrumento cujo objetivo é aprimorar as habilidades de leitura e interpretação dos participantes, por meio do incentivo à leitura literária em articulação com os principais temas de pesquisa do PET GAPE. Este trabalho apresenta discussões sobre os altos
índices de analfabetismo funcional no Brasil; a importância da leitura; o papel transformador que a leitura de literatura exerce sobre as pessoas; os benefícios da leitura individual; e a importância das trocas coletivas e sociais na saúde mental dos graduandos, bem como a abordagem acolhedora, dialógica e colaborativa nas reuniões do Clube, como forma de formar novos leitores para a proficiência no ensino superior, empatia, crítica e consciência do
mundo e da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

ASSIS, J. B. de. et al. O papel da leitura na construção de saberes e prática social. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 8934-8947, jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Apresentação - PET. s.d. Disponível em http://portal.mec.gov.br/pet. Acesso em 24 de julho de 2022.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Brasília: Ministério da Educação, 2000. Disponível em

http://portal.mec.gov.br/programa-saude-da-escola/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211. Acesso em 25 de julho de 2022.

CALDIN, C. F. A leitura como função terapêutica: biblioterapia. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 1-16, dez. 2001. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/147/14701204.pdf.

Acesso em 23 de julho de 2022.

CALDIN, Clarice Fortkamp. Leitura e terapia. 2009. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5a ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9a ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

COSTA, J. C. C. da; TORRES, H. Leitura em rede: a eficácia de atividades de mediação literária em vários suportes como estratégia de superação do analfabetismo funcional. Fortaleza (24-26 de out. 2019). p. 1-5. VI Congresso Nacional de Educação.

Disponível em

https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID7403_07082019140010.pdf. Acesso em 15 de junho de 2022.

GALLIAN, Dante. A literatura como remédio. São Paulo: Martin Claret, 2017.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2021.

JOU, G. I. de; SPERB, T. M. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica, v. 19, n. 2, p. 177-185, jan. 2006. Disponível https://www.scielo.br/j/prc/a/sSCMC3HhLZ5vV3pSKM9ycqc/?format=pdf&lang=pt Acesso em 23 de julho de 2022.

INAF. Alfabetismo no Brasil. Disponível em

https://alfabetismofuncional.org.br/alfabetismo-no-brasil/. Acesso em 23 de julho de 2022.

NUNES, Lygia Bojunga. A bolsa amarela. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2013.

PALMA, S. A. S. de. Clubes de leitura: um estudo das potencialidades formativas do clube de leitura LIV/UFOPA na cidade de Santarém, Pará. Santarém, 2020. 79 p. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Oeste do Pará. Disponível em https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/635. Acesso em 24 de julho de 2022.

SCHMITZ-BOCCIA, A. Clubes de leitura: a construção de sentidos em situações de leitura colaborativa. Veras, v. 2, n. 1, p. 97-113, 2012. Disponível em

http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/81. Acesso em 23 de julho de 2022.

SOUZA, Jessé et al. A ralé brasileira: quem é e como vive. Minas Gerais: Editora UFMG, 2009.

SOUZA, L.L. de; PEREIRA, J.A; SILVA, M.V. da. A desconstrução de discursos patriarcais em a bolsa amarela, de Lygia Bojunga Nunes. Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilópolis, v.10, Número 1, janeiro-abril, 2019. Disponível em

https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3468. Acesso em 26 de julho de 2022.

Downloads

Publicado em

30 de agosto de 2022

Como Citar

MOREIRA, L. C. B. .; GAUTÉRIO, K. R. .; AZEVEDO, H. H. D. de . A CRIAÇÃO DE UM CLUBE DE LEITURA EM UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 2, p. 138–154, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/5805. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Dossiê