ENTRE A CONTAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADORES DE LEITURA LITERÁRIA NO BALE
Resumo
O presente trabalho tem por intuito investigar a contribuição das experiências vivenciadas por voluntários e bolsistas do Programa de extensão Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – BALE, durante a formação profissional e a sua atuação em sala
enquanto professor mediador e formador de leitores. Respalda-se nas ideias de Graves e Graves (1995), Martins (2007), não consta nas referências finais: acrescentar Saldanha (2013) sobre leitura, formação do leitor e mediação. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e de campo, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário virtual, e para análise dos dados coletados como técnica, optou-se pela análise descritiva; os sujeitos participantes são quatro
professores que atuaram no programa BALE. Os resultados apontam que o programa BALE alcança os seus objetivos ao formar e autoformar leitores, além de experiências vivenciadas no processo formativo pessoal e profissional, qualificando a formação dos docentes durante a sua participação no programa, o que reflete
positivamente na atuação como professores mediadores e formadores de leitores, apresentando um olhar diferenciado sobre a relevância da leitura na formação de seus alunos e construindo memórias afetivas das experiências vividas no programa.
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Referências
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