ENTRE A CONTAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADORES DE LEITURA LITERÁRIA NO BALE

Autores

  • Beatriz Andrade dos Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Jocelma Duarte de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Diana Maria Leite Lopes Saldanha Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Formação Docente. Mediação. Leitura Literária. Formação de Leitores. BALE.

Resumo

O presente trabalho tem por intuito investigar a contribuição das experiências vivenciadas por voluntários e bolsistas do Programa de extensão Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – BALE, durante a formação profissional e a sua atuação em sala
enquanto professor mediador e formador de leitores. Respalda-se nas ideias de Graves e Graves (1995), Martins (2007), não consta nas referências finais: acrescentar Saldanha (2013) sobre leitura, formação do leitor e mediação. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e de campo, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário virtual, e para análise dos dados coletados como técnica, optou-se pela análise descritiva; os sujeitos participantes são quatro
professores que atuaram no programa BALE. Os resultados apontam que o programa BALE alcança os seus objetivos ao formar e autoformar leitores, além de experiências vivenciadas no processo formativo pessoal e profissional, qualificando a formação dos docentes durante a sua participação no programa, o que reflete
positivamente na atuação como professores mediadores e formadores de leitores, apresentando um olhar diferenciado sobre a relevância da leitura na formação de seus alunos e construindo memórias afetivas das experiências vividas no programa.

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Referências

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Publicado em

30 de agosto de 2022

Como Citar

SANTOS, B. A. dos .; LIMA, M. J. D. de .; SALDANHA, D. M. L. L. . ENTRE A CONTAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADORES DE LEITURA LITERÁRIA NO BALE. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 2, p. 128–137, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/5780. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Dossiê