LETRAMENTO ACADÊMICO:

PRÁTICAS E HÁBITOS DE LEITURA NO CURSO DE LETRAS DA UNIR/PORTO VELHO

Autores

  • Geane Valesca da Cunha Klein Universidade Federal de Rondônia
  • Elen Silva de Paulo Universidade Federal de Rondônia
Palavras-chave: Leitura. Prática. Letramento Acadêmico.

Resumo

Por meio desse estudo oferecemos uma análise de hábitos e práticas de leitura de uma amostragem de acadêmicos do curso de Letras da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, de modo a demonstrar o índice de
letramento acadêmico. Para tanto, realizamos uma entrevista por meio de questionário semiestruturado direcionado aos alunos matriculados nos diversos períodos do curso. Encontramos subsídio teórico para discutir os dados coletados em Kleiman (1985, 1989), Soares (2017, 2020), Sim-Sim (2007), Garcez (2004), Solé (2006), Carvalho (2019), Souza (2020), Kato (1985), Lucas (2017) e outros. Nossos resultados reforçam a importância do letramento acadêmico (ao lado de outros, como o literário e o digital) na formação do leitor maduro e autônomo.

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Referências

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Publicado em

30 de agosto de 2022

Como Citar

KLEIN, G. V. da C. .; PAULO, E. S. de . LETRAMENTO ACADÊMICO:: PRÁTICAS E HÁBITOS DE LEITURA NO CURSO DE LETRAS DA UNIR/PORTO VELHO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 2, p. 46–66, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4857. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Dossiê