ESCUTAR O LEITOR:
LEITURA E SUBJETIVIDADE EM DEPOIMENTOS DE LICENCIANDOS E PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA
Resumo
O projeto “Escutar o leitor: leitura e subjetividade em depoimentos de licenciandos e professores de língua materna” tem como objetivo investigar fatores relevantes nas trajetórias de formação leitora de professores de língua materna e licenciandos de Letras e Pedagogia, tendo como foco as subjetividades leitoras. Trata-se de pesquisa de caráter qualitativo baseada em registros de depoimentos. Os corpora compõem-se de: (a) registros de entrevistas com professores de língua materna da educação básica; (b) depoimentos escritos de estudantes de Letras e Pedagogia. A partir de tais corpora, pretende-se realizar análises baseadas no conceito de “escuta” desenvolvido pela Psicanálise
(LACAN, 1998) e ratificado para esse tipo de trabalho pelos estudos relativos à formação de leitores (BAJOUR, 2014) e pela metodologia do “paradigma indiciário” (TFOUNI; PEREIRA, 2018 e GINZBURG, 2001). A partir desses dados, pretende-se evidenciar mais amplamente a relevância dos aspectos afetivos na condução do trabalho docente no campo da leitura. Neste artigo, apresentam-se as bases teóricas para a problematização das relações entre leitura, subjetividade e formação docente, seguida de análises de parte dos corpora já constituídos.
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Referências
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