EM DIAS DE CHUVA TAMBÉM – POESIA EM GUARDA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA FUNDAMENTAL I

Autores

  • Ivane Laurete Perotti Universidade do Estado de Minas Gerais - FaE/ UEMG/CBH
Palavras-chave: literatura; leitura literária; poesia na infância.

Resumo

A presente escrita tem por objetivo relatar uma experiência didático-pedagógica com o gênero literário poema, na disciplina de Língua Portuguesa do Brasil, na EB, Fundamental I. As reflexões recaem sobre a aplicação de atividade de leitura literária e os seus desdobramentos, a partir de fundamentos que deram base à proposta didática e fundamentam este artigo. O trabalho com a leitura,
especialmente a literária, cujos conceitos são revistos aqui, provocaram resultados ricos e produtivos tanto de leituras como de produções escritas no mesmo gênero. O direito à literatura é bem inalienável, como afirma Cândido (2004), e esta aplicação comprovou os efeitos de sensibilização
individual, social e linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil. São Paulo: Scipione, 1989.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes,2000.

BORDINI, M.G. Poesia Infantil. São Paulo: Ática,1986.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3a. ed. São Paulo: Duas cidades, 2004.

COMPAGNON, A. O demônio da Teoria – Literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto,2014.

JAUSS, H. R. A Estética da Recepção: colocações gerais. In: LIMA, Luiz Costa (Org. e Trad.). A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.

ORLANDI, E.P. As formas do silêncio no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.

PONDÉ, G. M. F. Poesia para crianças: a mágica da eterna infância. In: KHÈDE, S. S (Org.). Literatura infantil: um gênero polêmico. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

PONDÉ, G.M.F. Poesia para crianças: a mágica da eterna infância. Tigre Albino. V.2, no2, març. 2009.

QUINTANA, M. Nariz de vidro. 2a ed. São Paulo: Moderna, 2003.

TODOROV, T. A Literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

ZILBERMAN, R. O lugar do leitor na produção e recepção da literatura infantil. In: KHÈDE, S.S. (Org.). Literatura infantil: um gênero polêmico. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

______________; BORDINI, Maria da Glória (Coord.). Guia de leitura para alunos de 1o. e 2o. graus. São Paulo: Cortez; Brasília: INEP, 1989.

______________. A literatura infantil da escola.11a ed. São Paulo: Global, 2005.

Downloads

Publicado em

20 de dezembro de 2021

Como Citar

PEROTTI, I. L. . EM DIAS DE CHUVA TAMBÉM – POESIA EM GUARDA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA FUNDAMENTAL I. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 142–152, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4600. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Dossiê