EM DIAS DE CHUVA TAMBÉM – POESIA EM GUARDA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA FUNDAMENTAL I
Resumo
A presente escrita tem por objetivo relatar uma experiência didático-pedagógica com o gênero literário poema, na disciplina de Língua Portuguesa do Brasil, na EB, Fundamental I. As reflexões recaem sobre a aplicação de atividade de leitura literária e os seus desdobramentos, a partir de fundamentos que deram base à proposta didática e fundamentam este artigo. O trabalho com a leitura,
especialmente a literária, cujos conceitos são revistos aqui, provocaram resultados ricos e produtivos tanto de leituras como de produções escritas no mesmo gênero. O direito à literatura é bem inalienável, como afirma Cândido (2004), e esta aplicação comprovou os efeitos de sensibilização
individual, social e linguística.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil. São Paulo: Scipione, 1989.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes,2000.
BORDINI, M.G. Poesia Infantil. São Paulo: Ática,1986.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3a. ed. São Paulo: Duas cidades, 2004.
COMPAGNON, A. O demônio da Teoria – Literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001.
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto,2014.
JAUSS, H. R. A Estética da Recepção: colocações gerais. In: LIMA, Luiz Costa (Org. e Trad.). A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.
ORLANDI, E.P. As formas do silêncio no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.
PONDÉ, G. M. F. Poesia para crianças: a mágica da eterna infância. In: KHÈDE, S. S (Org.). Literatura infantil: um gênero polêmico. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.
PONDÉ, G.M.F. Poesia para crianças: a mágica da eterna infância. Tigre Albino. V.2, no2, març. 2009.
QUINTANA, M. Nariz de vidro. 2a ed. São Paulo: Moderna, 2003.
TODOROV, T. A Literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
ZILBERMAN, R. O lugar do leitor na produção e recepção da literatura infantil. In: KHÈDE, S.S. (Org.). Literatura infantil: um gênero polêmico. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.
______________; BORDINI, Maria da Glória (Coord.). Guia de leitura para alunos de 1o. e 2o. graus. São Paulo: Cortez; Brasília: INEP, 1989.
______________. A literatura infantil da escola.11a ed. São Paulo: Global, 2005.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.