POESIA DE GLORIA KIRINUS NA ESCOLA:
POR QUE E PARA QUÊ?
Resumo
Considerando a incompletude do texto poético e a sua abertura para o ato de recriação, neste trabalho, valorizamos a poesia a partir do seu caráter libertador, do seu estímulo à capacidade de associação e do fluxo da fantasia; enfim, como um elemento condutor de camadas do inconsciente. Nesse sentido, apresentamos, primeiramente, concepções teóricas a respeito da poesia destinada ao público infantil e infantojuvenil. Textos de Averbuck (1988), Bordini (1986), Abramovich (1995), Fronckowiak e Richter (2011) e de Bachelard (1989) são utilizados para tanto. Além disso, desenvolvemos uma análise da obra Quando as montanhas conversam/Cuando los cerros conversan,
de Gloria Kirinus, exposta como exemplificação para os pressupostos debatidos. Finalizando, expomos
argumentos que demonstram a importância da sensibilização poética e estética para o estudo das obras da referida escritora em instituições educacionais.
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Referências
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