POESIA DE GLORIA KIRINUS NA ESCOLA:

POR QUE E PARA QUÊ?

Autores

  • Daiane Lopes Universidade de Santa Cruz do Sul
Palavras-chave: Poesia Infantil. Gloria Kirinus. Escola.

Resumo

Considerando a incompletude do texto poético e a sua abertura para o ato de recriação, neste trabalho, valorizamos a poesia a partir do seu caráter libertador, do seu estímulo à capacidade de associação e do fluxo da fantasia; enfim, como um elemento condutor de camadas do inconsciente. Nesse sentido, apresentamos, primeiramente, concepções teóricas a respeito da poesia destinada ao público infantil e infantojuvenil. Textos de Averbuck (1988), Bordini (1986), Abramovich (1995), Fronckowiak e Richter (2011) e de Bachelard (1989) são utilizados para tanto. Além disso, desenvolvemos uma análise da obra Quando as montanhas conversam/Cuando los cerros conversan,
de Gloria Kirinus, exposta como exemplificação para os pressupostos debatidos. Finalizando, expomos
argumentos que demonstram a importância da sensibilização poética e estética para o estudo das obras da referida escritora em instituições educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo:Scipione, 1995. (Série Pensamentos e Ação no Magistério)

AVERBUCK, Ligia Morrone. A poesia e a escola. In: Leitura em crise na escola: asalternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BACHELARD, G. A poética do devaneio. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo:Martins Fontes, 1988.

BACHELARD, G. A poética do espaço. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo:Martins Fontes, 1989.

BORDINI, Maria da Gloria. Poesia Infantil. São Paulo: Ática, 1986. (Série Princípios).

COLOMER, Teresa. Os debates teóricos até os anos 80. In: . A

formação do leitor literário.Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Tradução de Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 1986.

FRONCKOWIAK, Ângela; PERKOSKI, Norberto. Vivências poéticas: mobilizandoleitores. In: GOMES, L. da S.; GOMES, N. T. (Org.). Aprendizagem de língua e literatura: gêneros e vivências de linguagem. Portob Alegre: UniRitter, 2006.

______; RICHTER, Sandra. A tensão lúdica entre brincar e aprender na infância. Revista Pátio – Educação Infantil. Porto Alegre, n. 27, p. 39-41. abr./jun. 2011.

GLORIA KIRINUS. Desenvolvido por Luciano. 2003-2014. Apresenta informaçõessobre a escritora Gloria Kirinus. Disponível em: http://www.gloriakirinus.com.br/index.htm. Acesso em: 20 abr. 2014.

GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil brasileira: da colonização à busca da identidade. Revista Via Atlântica, São Paulo, n. 9, p. 185-194, 2006.

KIRINUS, Gloria. Criança e poesia na pedagogia Freinet. São Paulo: Paulinas, 1998.

_________. Criança e poesia na pedagogia Freinet. São Paulo: Paulinas, 2008. (ColeçãoComunicar).

______. Quando as montanhas conversam/Cuando los cerros conversan. Ilustraçõesde Graça Lima. São Paulo: Paulinas, 2007.

MALRIEU, Philippe. A construção do imaginário. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

PALAVRA FIANDEIRA. Entrevista com Gloria Kirinus. São Paulo. Ano 1. n. 5,dez. 2009. Disponível em: http://palavrafiandeira.blogspot.com.br/2009/12/palavra-

fiandeira-6.html. Acesso em: 20 abr. 2014.

PATAI, Raphael. O mito e o homem moderno. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix, 1972.

RAMOS, Flávia Brocchetto; TORNQUIST, Sandra Regina. A construção do poético em Quando as montanhas conversam. Acta Scientiarum, Maringá, v. 34, n. 1, p. 9- 15, jan./jun. 2012.

SANTOS, Boaventura de Souza. “Modernidade, identidade e a cultura de fronteiras”. In: . Pela mão de Alice: o social e o político na pós- modernidade. 4a ed. Porto: Afrontamento, 1995, p. 119-137.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura” medieval. Tradução de Amálio Pinheiro e Jerusa Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. Tradução de Jerusa Pires Ferreira, Maria LúciaDiniz Pochat e Maria Inês de Almeida. São Paulo: Hucitec; EDUC, 1997.

Downloads

Publicado em

20 de dezembro de 2021

Como Citar

LOPES, D. . POESIA DE GLORIA KIRINUS NA ESCOLA:: POR QUE E PARA QUÊ?. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 93–110, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4597. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Dossiê