A OBJETIFICAÇÃO DO ESPECTADOR:

CINEMA, INDÚSTRIA CULTURAL E SEMIFORMAÇÃO

Autores

  • Adriana Vieira de Souza Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Theodor Adorno. Cinema- mercadoria. Indústria Cultural. Semiformação.

Resumo

O cinema, discutido neste artigo, refere-se à dimensão dos filmes que são exibidos nas salas dos cinemas e/ou nos diversos suportes disponíveis, por meio das plataformas streaming. A maioria dos filmes produzidos pelo cinema do mainstream, visa apenas à reprodução da ordem social estabelecida. O objetivo deste artigo é realizar uma análise crítica do cinema, a partir dos pressupostos teóricos de Theodor Adorno. Para tanto, apresenta o cinema a partir da ótica da filosofia de Adorno, no âmbito de pesquisas acadêmicas e discute as categorias indústria cultural e semiformação, no diálogo sobre cinema concebido como mercadoria, e seus impactos no processo semiformativo do espectador. A indústria cultural, produto da disseminação do capitalismo sobre a cultura, promove, portanto, o empobrecimento da experiência formativa e da educação para os sentidos, impossibilitando a realização de uma leitura analítica das demandas sociais. Nesse sentido, o cinema deixa de exercer seu
potencial formativo, transformando-se em mero objeto desse esquema. Isso se dá exatamente pelo acordo firmado entre os grandes dirigentes da indústria cinematográfica, que defendem a unidade técnica e também de conteúdo, com propósito de impedir o desenvolvimento da capacidade reflexiva, criativa e a inventiva do espectador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T. W. Crítica cultural e sociedade. Traduzido por Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. In: ADORNO, T. W. Indústriacultural e sociedade. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. In: ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Tradução, Guido Antonio de Almeida. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p. 113-156, 1985.

ADORNO, T. W. Teoria da semiformação. In: PUCCI, B.; ZUIN, A. A.S.; LASTÓRIA, L. A. C. N. (orgs). Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas/SP: Autores Associados, p. 7-40, 2010.

ALMEIDA, M. J. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994.

ALMEIDA, M. J. Cinema: a arte da memória. São Paulo: Autores associados, 1999.

CAMPOS, N. M. A. S. A. Apreciação estética e indústria cultural. In: PUCCI, B.; ZUIN, A. A. S.; LASTÓRIA, L. A. C. N. (orgs). Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas/SP: Autores Associados, p. 183-196, 2010.

COLOMBO, A. A. Cinema, linguagem e sociedade. Marília, 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-graduação em Filosofia, Universidade Estadual Paulista, Marília.

COSTA, B. C. G. Indústria Cultural: análise e suas possibilidadesde revelar ou ocultar a realidade. PUCCI, Bruno (org.). In: Teoria crítica e educação: a questão da formação

cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos/SP: EDUFISCAR, p. 177-197, 1994.

DISNEY. Disney Brasil, 2021. As melhores histórias em um só lugar. Disponível em: https://disney.com.br/. Acesso em: 12/08/2021

DUARTE, R. Adorno/Horkheimer & A dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2002 – (Filosofia passo-a-passo)

DUARTE, R. A. P. A estética e a discussão sobre indústria cultural no Brasil. Ideias, v. 3, n. 1, p. 73-93, 13 dez. 2012. DOI: 10.20396/ideias.v3i1.8649364. Disponível em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649364. Acesso em: 1 jun. 2021.

FRANCO, R. R. O cinema como (im)possibilidade formativa: uma discussãoa partir da perspectiva de Adorno. Goiás, 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás.

KOIDE, E. Por um outro cinema – jogo da memória em Chris Marker. São Paulo, 2011. 254 f. Tese (Doutorado em Psicologia). Programa de Pós-graduação em Psicologia., Universidade de São Paulo.

LOUREIRO, R. Da teoria crítica de Adorno ao cinema crítico de Kluge: educação, história e estética. Florianópolis, 2006. 295 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina.

OLIVEIRA, E. B. A desartificação da arte em Theodor Adorno: seriapossível o cinema com capacidade formativa?. Fortaleza, 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Filosofia). Programa de Pós-graduação em Filosofia, Universidade Estadual do Ceará.

PAXTON, R. O. A anatomia do fascismo. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

VINGADORES: ULTIMATO. Direção: Joe Russo; Antony Russo. Produção de Kevin Feige. Estados Unidos: Walt Disney Studios Motion Pictures, 2019. DVD.

ZUIN, A. A. S. A sociedade do espetáculo e o simulacro da experiência formativa.In: PUCCI, B.; LASTÓRIA, L. A. C. N; COSTA, B. C. G. (orgs). Tecnologia, Cultura e Formação... ainda Auschwitz. São Paulo: Cortez, p.141-156. 2003.

Downloads

Publicado

30-08-2021

Como Citar

SOUZA, Adriana Vieira de. A OBJETIFICAÇÃO DO ESPECTADOR:: CINEMA, INDÚSTRIA CULTURAL E SEMIFORMAÇÃO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 2, p. 150–165, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4570. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.