A MORFOLOGIA NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS:

UMA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Autores

  • Nildicéia Aparecida Rocha Universidade Estadual Paulista
  • Thainá Cristina da Silva Ferreira Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Português para estrangeiros. Flexão verbal. Flexão nominal. Livro didático.

Resumo

Este trabalho integra um estudo mais amplo que analisa a aplicabilidade de materiais de Português Língua Estrangeira em contexto de Língua de Acolhimento.
Aqui, analisamos isoladamente o ensino da morfologia em três materiais de português para estrangeiros. Considerando a não-valorização da Morfologia no ensino de língua-materna no Brasil, investigamos se
ela é pensada ao ensinar português para estrangeiros, visto que muitas línguas apresentam processos morfológicos diferentes ou se expressam por outros
recursos linguísticos. O objetivo é analisar como são apresentados os temas de flexão verbal – no Presente e Pretérito Perfeito do Indicativo – e flexão nominal – de gênero e número em vocabulários de família, profissões e nacionalidades – visando verificar se há sistematizações e explicações que considerem os processos morfológicos e morfofonológicos.

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Referências

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Publicado

30-08-2021

Como Citar

ROCHA, Nildicéia Aparecida; FERREIRA, Thainá Cristina da Silva. A MORFOLOGIA NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS:: UMA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 2, p. 89–107, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4566. Acesso em: 5 dez. 2025.

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