A RÁDIO ESCOLAR COMO DISPOSITIVO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E ENSINO DE GÊNEROS ORAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14580090
Palavras-chave: Rádio Escolar; Gêneros Orais; Formação Inicial.

Resumo

O presente trabalho traz um relato de experiência sobre a utilização da Rádio Escolar para o desenvolvimento de expressão oral de estudantes da educação básica, bem como a formação inicial de graduandos de Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. A Rádio Escolar constitui-se como um espaço genuíno de mídia escolar, permitindo que os estudantes possam realizar práticas de linguagem situadas que lhes possibilitem o uso da linguagem oral e escrita (Baltar, 2012). Ademais, Dolz e Messias destacam que a Rádio Escolar promove o protagonismo e o exercício da cidadania dos estudantes. O projeto aconteceu numa escola estadual na cidade de Garanhuns, onde implementarmos, por meio da sequência didática (Dolz, Noverraz e Schnewly, 2004), atividades da Rádio Escolar, em 04 turmas de Ensino Médio, com foco em gêneros radiofônicos. Os resultados do projeto mostram um verdadeiro engajamento dos estudantes da educação básica em práticas de linguagem oral e uma ótima oportunidade de articulação de saberes docentes na formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Angela Valéria Alves de Lima, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Professora Associada da Universidade Federal do Agreste, onde atua na graduação e na pós-graduação, tendo assumido a coordenação do Curso de Licenciatura em Letras desde janeiro de 2024. 

Maria Aparecida Porfirio Bernardino, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)

Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). Bolsita do projeto de extensão "Sintonizando o Rádio na Escola".

Referências

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Publicado em

30 de dezembro de 2024

Como Citar

LIMA, A. V. A. de; BERNARDINO, M. A. P. A RÁDIO ESCOLAR COMO DISPOSITIVO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E ENSINO DE GÊNEROS ORAIS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 3, p. 85–100, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14580090. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3815. Acesso em: 8 jan. 2025.

Seção

Dossiê