ENTRE CALLES Y CLASES
A POESIA ORAL DO POETRY SLAM E O TRABALHO DE LETRAMENTO RACIAL NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14580169Resumo
No presente artigo, a partir de performances orais de poesia de slam latino-americano publicadas on-line, busco proposições para o trabalho com o gênero literário poesia slam nas aulas de espanhol como língua estrangeira. O poetry slam é um movimento que ganha força na América Latina ao proporcionar um espaço de expressão para uma parte da população que historicamente nunca foi ouvida. Nesse caminho, enxergamos no trabalho do movimento um dispositivo atual e efetivo para articular as noções de letramento literário e letramento racial na busca por estimular relevantes e eficientes debates que conectem a sala de aula e a sociedade que cerca a comunidade escolar. O objetivo principal é refletir sobre a importância das abordagens interculturais, fazendo com que o aluno, ao olhar para o outro, possa pensar e apreender sobre sua própria cultura e a realidade que o cerca.
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