LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, CAMPUS SÃO BENTO DO SUL

Autores

  • Raquel Cardoso de Faria e Custódio Instituto Federal Catarinense
  • Ana Paula Pereira Villela Instituto Federal Catarinense
Palavras-chave: Literatura. Leitura literária. Ensino médio.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados e reflexões sobre um projeto de Ações Integradas (pesquisa, ensino e extensão) desenvolvido no Instituto Federal Catarinense, campus São Bento do Sul, que traz à tona a importância e a influência da literatura e da leitura literária no cotidiano e na formação integral dos alunos do ensino médio integrado (EMI) dos institutos federais. Tal abordagem é feita por intermédio de propostas com base nos círculos de leitura e no letramento literário, de acordo com Rildo Cosson (2014, 2018), as quais foram aplicadas dentro do espaço escolar, sendo utilizados textos, principalmente da literatura brasileira, em atividades criadas pelos bolsistas, sempre com embasamento teórico. A partir das análises e das avaliações dessas metodologias, indicam-se algumas propostas que se mostraram mais efetivas na formação do público leitor

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Publicado em

30 de agosto de 2020

Como Citar

CUSTÓDIO, R. C. de F. e; VILLELA, A. P. P. . LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, CAMPUS SÃO BENTO DO SUL. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 291–304, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3433. Acesso em: 26 out. 2024.

Seção

Dossiê