LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NO IFPR CAMPUS JACAREZINHO:
LETRAMENTO CRÍTICO PARA A CIDADANIA
Resumo
Nos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio do Ensino Médio Integrado, interpretar é parte fundamental para a preparação para o mundo do trabalho e os desafios inerentes à transição da infância para a vida adulta. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a Unidade Curricular “Leitura e Interpretação de Texto” ofertada no Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e como ocorre o trabalho com LP, tendo como abordagem predominante o letramento crítico. A partir da análise bibliográfica e de situações de sala de aula, os resultados demonstram a importância do estudo de textos com temas diversos para ajudar os estudantes na compreensão da realidade. Assim, reforça-se a necessidade de um ensino democrático e crítico na Educação Profissional e Tecnológica.
Downloads
Referências
ARAÚJO, A. C.; SILVA, C. N. N. (Orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017.
BRASIL. Decreto n°5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jul. 2004.
______. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
______. Lei n°11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2008.
BREGUNCI, M.G.C. Organizando as classes de alfabetização: processos e métodos. In: CARVALHO, M.A.F. de; MENDONÇA, R.H. (orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006, p.30-33.
CERVETTI, G. N.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A tale of differences: Comparing the traditions, perspectives, and educational goals of critical reading and critical literacy. Reading Online, 4(9), 2001.
CORRÊA, H.E.R.; FIORUCCI, R.; PAIXÃO, S.V. (Org.). Experiências didáticas no IFPR Jacarezinho. Curitiba: Editora IFPR, 2018. 228p.
GOUVEIA, B.; ORENSZTEJN, M. Alfabetizar em contextos de letramento. In: CARVALHO, M.A.F. de; MENDONÇA, R.H. (orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006, p.35-37.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR). Projeto pedagógico do curso Técnico em Eletromecânica Integrado. Jacarezinho: 2014.
______. Projeto pedagógico do curso Técnico em Alimentos Ensino Médio Integrado. Jacarezinho: 2017.
JORDÃO, C.M. As lentes do discurso: letramento e criticidade no mundo digital. Trab. Ling. Aplic., Campinas, vol.1, n.46, jan./jun. 2007a, p.19-29,
______. Letramento crítico: complexidade e relativismo. In: CALVO, L.C.S.; EL KADRI, M.S.; ORTENZI, D.I.B.G.; SILVA, K.A.da. (Orgs.). Reflexões sobre ensino de línguas e formação de professores no Brasil: uma homenagem à professora Telma Gimenez. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013. p. 349-370.
______. O que todos sabem... ou não: letramento crítico e questionamento conceitual. Revista Crop, São Paulo, n.12, p.21-46, 2007.
MENEZES DE SOUZA, L.M. Para uma redefinição de Letramento Crítico: conflito e produção de significado. 2011.
PACHECO, E.. Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015.
SANTOS, B.S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos, São Paulo, vol. 3, n.79, p.71-94, nov. 2007.
SILVA, D. J. A. A organização curricular do IFPR Campus Jacarezinho: pressupostos teóricos e princípios. In: ARAÚJO, Adílson César; SILVA, Cláudio Nei Nascimento (Orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017. p.403-418.
______. Novos ventos em Jacarezinho: mudança curricular e seus efeitos. In: Educere – Congresso Nacional de Educação, 13, 2017a, Curitiba.
______. Entre dilemas e decisões: análise das incertezas e possibilidades emergentes de um currículo do ensino médio integrado. Curitiba, 2019, 231f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná.
______. O ensino médio integrado do campus Jacarezinho do IFPR: complexidade como uma alternativa à politecnia. In: Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, 2, 2018, Brasília/DF.
SANTOS, R.R.P. dos; IFA, S. O letramento crítico e o ensino de inglês: reflexões sobre a prática do professor em formação continuada. The ESPecialist, São Paulo, vol. 34, n.01, p.1-23, jun. 2013.
VAL, M.G.C. O que é ser alfabetizado e letrado? In: CARVALHO, M. A. F. de; MENDONÇA, R.H. (orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006, p.18-23.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.