O QUE PODE ESTA LÍNGUA? CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS EM CURSOS SUPERIORES DO IFSP

Autores

  • Valmir Luis Saldanha da Silva Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
Palavras-chave: Educação profissional. Ensino-aprendizagem. Língua portuguesa. Didática.

Resumo

O presente artigo tem a função de apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o ensino de língua portuguesa em cursos superiores do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) campus Campos do Jordão cujos focos não são os dos estudos da linguagem. Através da análise qualitativa das respostas dadas pelos estudantes a quatro questões abertas, observamos a persistência de diversos conceitos enviesados sobre o que é uma aula de língua portuguesa e sobre qual a função das análises linguísticas em cursos de tecnologia e de licenciatura. Por intermédio das teorias de ensino de língua portuguesa recolhidas em Antunes (2003), Possenti (2006), Travaglia (2011), Bagno (2011) e Neves (2018) e tendo em vista a necessidade de uma prática docente dialógica (FREIRE, 1981, 2008; BAKHTIN, 2003), concluímos apontando que o melhor modo de garantir uma educação democrática é dar atenção às necessidades dos discentes, mas sem descuidar das necessidades teóricas para enfrentar os desafios da docência na educação profissional.

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Publicado em

30 de agosto de 2020

Como Citar

SILVA, V. L. S. da. O QUE PODE ESTA LÍNGUA? CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS EM CURSOS SUPERIORES DO IFSP. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 90–110, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3420. Acesso em: 28 out. 2024.

Seção

Dossiê