ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA DE LETRAS NO IFES
DESAFIOS, DEBATES E PROPOSTAS NA FORMAÇÃO INICIAL
Resumo
A proposta desse artigo é dar visibilidade às ações oferecidas para a formação inicial do docente em Curso de Licenciatura em Letras dentro dos Institutos Federais (IFs), aos avanços durante sua formação e às possíveis propostas para uma educação mais coletiva, participativa e de qualidade. Os procedimentos metodológicos basearam-se, principalmente, em coleta de relatos orais e escritos, obtidos por meio de relatórios preenchidos de forma sistematizada durante o desenvolvimento da disciplina curricular Estágio Supervisionado. Estes dados constituem o corpus do trabalho. Como abordagem teórica, priorizamos os estudos realizados por Pimenta (2015), Pimenta e Lima (2012), Barreiro e Gebran (2006) e Rodrigues (2015). Os resultados alcançados foram pertinentes para a nossa reflexão sobre o ensino-aprendizagem da língua materna e para a formação inicial docente. O Estágio se mostrou eficaz por proporcionar liberdade, um espaço de reflexão e manifestação das experiências daqueles(as) que se tornarão futuros docentes.
Downloads
Referências
BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BRASIL. Lei Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Brasília: Casa Civil/Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1996.
FREIRE, P. À sombra da mangueira. São Paulo: Olho d'água, 2004.
IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 5° ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MARCUSCHI, L. A. Compreensão textual como trabalho criativo. In: Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p.89-103, v.11.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Conselho Superior. Resolução Nº 58 de 17 de dezembro de 2018. Aprova a regulamentação dos estágios dos alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação Superior do Ifes.
PEREIRA, S. L. A. PAEBES: modos, formas e diálogos a partir dos usos dos resultados em Língua Portuguesa da avaliação externa estadual no município de Cariacica-ES. 2015. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
PIMENTA, S. G., LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, 2005/2006. p. 5-24.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PAVAN, R. A necessidade de redizer e reviver a pedagogia da esperança de Paulo Freire. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.16, n.4, out./dez.2018, p. 1437-1456.
POZZOBON M., MAHENDRA F., MARIN A. H. Renomeando o fracasso escolar. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 21, Número 3, Setembro/Dezembro de 2017: 387-396.
RODRIGUES, M. A. N. Estágio Supervisionado e a formação de professor: uma reflexão sobre integração teoria e prática. #Tear Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.4, n.2, 2015.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ. Editoras Vozes, 2002.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.