O CONHECIMENTO HISTÓRICO ENTRE MAPAS E JOGOS

O ENSINO DE GRÉCIA ANTIGA A PARTIR DO JOGO DE TABULEIRO

Autores

Palavras-chave: Ensino de História, Jogos., Lúdico., Grécia Antiga, Consciência histórica

Resumo

Este trabalho visa refletir sobre a utilização de jogos no ensino de História a partir de uma experiência docente com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. A elaboração do jogo de tabuleiro, confeccionado pelos/as docentes, teve como finalidade abordar questões relativas ao conteúdo de Grécia Antiga, tanto já trabalhado em sala de aula através de outras metodologias, quanto novas informações a serem refletidas propriamente a partir do jogo. Através desta experiência didática, discute-se sobre pressupostos do ensino de História que dialogam com o lúdico em sala de aula, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da consciência histórica dos/as estudantes, visando propor um ensino-aprendizagem voltado para o uso prático e cotidiano da história, bem como o estabelecimento de conhecimentos interdisciplinares. Também, desenvolve-se uma reflexão sobre o aspecto lúdico e como este possibilita ferramentas de socialização e aprendizagem dentro do ambiente escolar, especialmente a partir da formatação do jogo proposto.

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Publicado em

20 de maio de 2020

Como Citar

FIGUEIREDO, C. F. de .; GIRARDI, L. W. . O CONHECIMENTO HISTÓRICO ENTRE MAPAS E JOGOS: O ENSINO DE GRÉCIA ANTIGA A PARTIR DO JOGO DE TABULEIRO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 118–132, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2422. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Dossiê