O CONHECIMENTO HISTÓRICO ENTRE MAPAS E JOGOS

O ENSINO DE GRÉCIA ANTIGA A PARTIR DO JOGO DE TABULEIRO

Autores

Palavras-chave: Ensino de História, Jogos., Lúdico., Grécia Antiga, Consciência histórica

Resumo

Este trabalho visa refletir sobre a utilização de jogos no ensino de História a partir de uma experiência docente com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. A elaboração do jogo de tabuleiro, confeccionado pelos/as docentes, teve como finalidade abordar questões relativas ao conteúdo de Grécia Antiga, tanto já trabalhado em sala de aula através de outras metodologias, quanto novas informações a serem refletidas propriamente a partir do jogo. Através desta experiência didática, discute-se sobre pressupostos do ensino de História que dialogam com o lúdico em sala de aula, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da consciência histórica dos/as estudantes, visando propor um ensino-aprendizagem voltado para o uso prático e cotidiano da história, bem como o estabelecimento de conhecimentos interdisciplinares. Também, desenvolve-se uma reflexão sobre o aspecto lúdico e como este possibilita ferramentas de socialização e aprendizagem dentro do ambiente escolar, especialmente a partir da formatação do jogo proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTONI, Edson; ZALLA, Jocelito. O que o jogo ensina: práticas de construção e avaliação de aprendizagens em História. In: GIACOMINI, M. P.; PEREIRA, N. M. (org.). Jogos e ensino de história. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. [Recurso eletrônico].

BARCA, Isabel. Aula Oficina: do projeto à avaliação. In: BARCA, Isabel (org.). Para uma educação histórica com qualidade. Actas das IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: Universidade de Moinho, 2004. p. 131-144.

BERGMANN, Klaus. A história na reflexão didática. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 9, n. 19, 1990.

CAILLOIS, Roger. Man, Play and Games. Urbana e Chicago: University of Illinois Press, 2001.

CARISSIMI, L. B.; RADÜNZ, R. Arquivo 7.0: jogos e o ensino de História. MÉTIS: História & Cultura, v. 16, n. 31, p. 47-69, 2017.

CERRI, Luis Fernando. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da didática da História. Revista de História Regional, n. 6, v. 2, p. 93-112, 2001.

CRUSOÉ, Nilma M. C. Prática pedagógica interdisciplinar na escola fundamental: sentidos atribuídos pelas professoras. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010.

DAUSTER, Tania. Uma infância de curta duração: trabalho e escola. Cad. Pesq., São Paulo, n. 82, p. 31-36, 1992.

FERMIANO, M. A. B. O jogo como um instrumento de trabalho no ensino de História. Revista História Hoje, v. 3, n. 7, 2005.

FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002.

GIACOMINI, M. P.; PEREIRA, N. M. (org.). Jogos e ensino de História. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. [Recurso eletrônico].

HELLER, Agnes. Uma teoria da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. A study of the play-element in culture. Londres: Routledge & Keegan Paul Ltd., 1980.

HÜTHER, S. F. Jogando com a história: diferentes possibilidades de aprendizagem. Monografia (Licenciatura em História) - Centro Universitário Univates, Lajeado, 2016.

IBGE. Cidades e Estados: Simonésia. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/mg/simonesia.html. Acesso em: 26 nov. 2019.

JUCHEM, H.; PEREIRA, N. M. Sobre o uso de jogos no ensino de História. Revista Brasileira de Educação Básica, v. 3, n. 7, p. 1-10, 2018.

LEE, Peter. Por que aprender história? Trad. M. A. Schmidt e M. Fonza, Educar em Revista, Curitiba, n. 42, p. 19-42, 2011.

LEITE, Maria Isabel F. P. Crianças do campo - os mudos da história? Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 6, p. 170-191, 1996.

MARTÍNEZ LACY, R. El Coloso de Rodas y el terremoto de 228 a. C. Nova Tellvs, 36/2, p. 145-148, 2018.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMONÉSIA. História. Cidade. Disponível em: https://www.simonesia.mg.gov.br. Acesso em: 26 nov. 2019.

RAPKIEWICZ, C. E. et al. Estratégias pedagógicas no ensino de algoritmos e programação associadas ao uso de jogos educacionais. Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 2, 2006.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa (Tomo I). Campinas: Papirus, 1994.

RÜSEN, Jörn. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 7-16, 2006.

___________. Razão histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Ed. UnB, 2001.

SCHMIDT, M. A.; URBAN, A. C. Aprendizagem e formação da consciência histórica: possibilidades de pesquisa em educação histórica. Educar em Revista, Curitiba, n. 60, p. 17-42, 2016.

Downloads

Publicado em

20 de maio de 2020

Como Citar

FIGUEIREDO, C. F. de .; GIRARDI, L. W. . O CONHECIMENTO HISTÓRICO ENTRE MAPAS E JOGOS: O ENSINO DE GRÉCIA ANTIGA A PARTIR DO JOGO DE TABULEIRO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 118–132, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2422. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Dossiê