UMA ANÁLISE DA FERRAMENTA ALICE NO ENSINO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Autores

  • Márcia Antônia Dias Catunda Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-9545-1714
  • Mayumi Passos Lopes Mestre em Informática Educativa - UECE
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Mathematics Education - University Of Texas At Austin
Palavras-chave: Alice, Lógia de programação, Software educativo, Interação

Resumo

 O presente artigo avalia a ferramenta Alice como forma de incentivar os alunos a obterem êxito na disciplina de Lógica de Programação nos cursos técnicos em Informática de escolas profissionais do município de Fortaleza. A escolha de tal software educativo se deu pelo fato de o ambiente ser de fácil utilização, atraindo o aluno por meio de animações e interações entre personagens e objetos, lembrando muito os jogos de videogames, algo presente no cotidiano do aluno. Diante disso, busca-se mostrar se essa ferramenta de fato traz resultados positivos para o ensino de Lógica de Programação, considerada uma disciplina difícil por muitos estudantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, com análise dos dados feita com alunos de uma escola de Fortaleza. Com base nos resultados do trabalho, verificamos que, através do uso da ferramenta Alice, houve uma melhora nas notas dessa disciplina e grande entusiasmo por essa nova forma de ensinar e de aprender lógica de programação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COOPER, Stephen; DANN, Wanda; PAUSCH, Randy. Teaching Objects-first In Introductory Computer Science. SIGCSE, 2003. 5p.

CONWAY, Mathew J. Alice: Easy-to-Learn 3D Scripting for Novices. Dissertação de PhD, 1997. Estados Unidos. 242 p.

DANN, Wanda P.; COOPER, Stephen; PAUSCH, Randy. Learning to Program with Alice. Estados Unidos: Prentece Hall, 2005. 375 p.

GOMES, A.; HENRIQUES, J.; MENDES, A. J. (2008). Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. Disponível em: http://goo.gl/DGLXh. Acesso em: jun. 2013.

GROSS, Paulo César Roque; CHRISTMANN, Felipe; MARTINI, Alfio. Desenvolvendo Lógica para Programação com o Alice. X SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, Anais [...], PUCRS, 2009.

JENKINS, T. (2002). On the difficulty of learning to program. Disponível em: http://www.ics.heacademy.ac.uk/Events/conf2002/tjenkins.pdf. Acesso em: jun. 2013.

NASCIMENTO, Cledison da Silva. Introdução ao ensino de Lógica de Programação para crianças do Ensino Fundamental com a ferramenta Scratch. Rorainópolis, RR. dez. 2015.

RAABE, André Luís Alice; SILVA, Júlia Marques Carvalho. Um ambiente para atendimento as dificuldades de aprendizagem de algoritmos. In: XXV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DA COMPUTAÇÃO. Anais [...], 2005.

RODRIGUES, M. C. (2002). Como ensinar Programação?. Informática – Boletim Informativo. Canoas, RS, Ano I, n. 01, ULBRA. .

SILVA, Eraylson Galdino; BARBOSA, Aline F.; NETO, Sebastião R. S.; LOPES, Renato H. O.; RODRIGUES, Ariane N. Análise de ferramentas para o ensino de Computação na Educação Básica. In: XXXIV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DA COMPUTAÇÃO - CSBC, Anais [...], 2014.

VALASKI, Joselaine; PARAISO, Emerson Cabrera. Limitações da utilização do Alice no ensino de Programação para alunos de graduação. In: 23º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE 2012), Anais [...], Rio de Janeiro. ISSN 2316-6533.

Downloads

Publicado em

20 de maio de 2020

Como Citar

CATUNDA, M. A. D. .; LOPES, M. P. .; CASTRO FILHO, J. A. de. UMA ANÁLISE DA FERRAMENTA ALICE NO ENSINO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 62–71, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2416. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Dossiê