UMA ANÁLISE DA FERRAMENTA ALICE NO ENSINO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Autores

  • Márcia Antônia Dias Catunda Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-9545-1714
  • Mayumi Passos Lopes Mestre em Informática Educativa - UECE
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Mathematics Education - University Of Texas At Austin
Palavras-chave: Alice, Lógia de programação, Software educativo, Interação

Resumo

 O presente artigo avalia a ferramenta Alice como forma de incentivar os alunos a obterem êxito na disciplina de Lógica de Programação nos cursos técnicos em Informática de escolas profissionais do município de Fortaleza. A escolha de tal software educativo se deu pelo fato de o ambiente ser de fácil utilização, atraindo o aluno por meio de animações e interações entre personagens e objetos, lembrando muito os jogos de videogames, algo presente no cotidiano do aluno. Diante disso, busca-se mostrar se essa ferramenta de fato traz resultados positivos para o ensino de Lógica de Programação, considerada uma disciplina difícil por muitos estudantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, com análise dos dados feita com alunos de uma escola de Fortaleza. Com base nos resultados do trabalho, verificamos que, através do uso da ferramenta Alice, houve uma melhora nas notas dessa disciplina e grande entusiasmo por essa nova forma de ensinar e de aprender lógica de programação

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Referências

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Publicado em

20 de maio de 2020

Como Citar

CATUNDA, M. A. D. .; LOPES, M. P. .; CASTRO FILHO, J. A. de. UMA ANÁLISE DA FERRAMENTA ALICE NO ENSINO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 62–71, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2416. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Dossiê