UMA ANÁLISE DA FERRAMENTA ALICE NO ENSINO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Resumo
O presente artigo avalia a ferramenta Alice como forma de incentivar os alunos a obterem êxito na disciplina de Lógica de Programação nos cursos técnicos em Informática de escolas profissionais do município de Fortaleza. A escolha de tal software educativo se deu pelo fato de o ambiente ser de fácil utilização, atraindo o aluno por meio de animações e interações entre personagens e objetos, lembrando muito os jogos de videogames, algo presente no cotidiano do aluno. Diante disso, busca-se mostrar se essa ferramenta de fato traz resultados positivos para o ensino de Lógica de Programação, considerada uma disciplina difícil por muitos estudantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, com análise dos dados feita com alunos de uma escola de Fortaleza. Com base nos resultados do trabalho, verificamos que, através do uso da ferramenta Alice, houve uma melhora nas notas dessa disciplina e grande entusiasmo por essa nova forma de ensinar e de aprender lógica de programação
Downloads
Referências
COOPER, Stephen; DANN, Wanda; PAUSCH, Randy. Teaching Objects-first In Introductory Computer Science. SIGCSE, 2003. 5p.
CONWAY, Mathew J. Alice: Easy-to-Learn 3D Scripting for Novices. Dissertação de PhD, 1997. Estados Unidos. 242 p.
DANN, Wanda P.; COOPER, Stephen; PAUSCH, Randy. Learning to Program with Alice. Estados Unidos: Prentece Hall, 2005. 375 p.
GOMES, A.; HENRIQUES, J.; MENDES, A. J. (2008). Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. Disponível em: http://goo.gl/DGLXh. Acesso em: jun. 2013.
GROSS, Paulo César Roque; CHRISTMANN, Felipe; MARTINI, Alfio. Desenvolvendo Lógica para Programação com o Alice. X SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, Anais [...], PUCRS, 2009.
JENKINS, T. (2002). On the difficulty of learning to program. Disponível em: http://www.ics.heacademy.ac.uk/Events/conf2002/tjenkins.pdf. Acesso em: jun. 2013.
NASCIMENTO, Cledison da Silva. Introdução ao ensino de Lógica de Programação para crianças do Ensino Fundamental com a ferramenta Scratch. Rorainópolis, RR. dez. 2015.
RAABE, André Luís Alice; SILVA, Júlia Marques Carvalho. Um ambiente para atendimento as dificuldades de aprendizagem de algoritmos. In: XXV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DA COMPUTAÇÃO. Anais [...], 2005.
RODRIGUES, M. C. (2002). Como ensinar Programação?. Informática – Boletim Informativo. Canoas, RS, Ano I, n. 01, ULBRA. .
SILVA, Eraylson Galdino; BARBOSA, Aline F.; NETO, Sebastião R. S.; LOPES, Renato H. O.; RODRIGUES, Ariane N. Análise de ferramentas para o ensino de Computação na Educação Básica. In: XXXIV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DA COMPUTAÇÃO - CSBC, Anais [...], 2014.
VALASKI, Joselaine; PARAISO, Emerson Cabrera. Limitações da utilização do Alice no ensino de Programação para alunos de graduação. In: 23º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE 2012), Anais [...], Rio de Janeiro. ISSN 2316-6533.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.