PRÁTICAS DE ESCRITA NA ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA COM A PRODUÇÃO DO GÊNERO RESENHA

Autores

Palavras-chave: Produção textual, Modelo de consciência crítica, Resenha

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa com a produção do gênero textual resenha nas práticas do letramento escolar e discute as contribuições da proposta metodológica de consciência crítica de gênero desenvolvida por Devitt (2009) para o trabalho com a produção textual. O estudo configura-se como qualitativo-interpretativista no formato de uma pesquisa-ação que contou com a utilização de um Modelo de Consciência Crítica de Gênero elaborado com base no método desenvolvido por Devitt (2004; 2009). Os resultados gerados a partir da análise quantitativa e qualitativa das resenhas produzidas pelos participantes da pesquisa mostram que o ensino de gêneros, mediado pelo modelo de consciência crítica e embasado na abordagem sociorretórica de gêneros, se apresenta como uma metodologia produtiva e que pode contribuir para os processos tanto de leitura quanto de produção textual no contexto das práticas do letramento escolar.

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Publicado em

6 de abril de 2024

Como Citar

GOMES , R. . PRÁTICAS DE ESCRITA NA ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA COM A PRODUÇÃO DO GÊNERO RESENHA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 126–142, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2325. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Dossiê