A BNCC E OS DISCURSOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

DESAFIOS PARA A AÇÃO PEDAGÓGICA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa, BNNC, Língua/Linguagem

Resumo

Este artigo objetiva realizar uma análise comparativa entre a realidade do ensino de língua portuguesa e o que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Linguagens e Tecnologias. A base teórica apresentada abarca temas caros ao ensino de língua portuguesa, como: leitura, escrita e gramática, todos dentro de uma perspectiva processual e viva da língua/linguagem. Quanto à metodologia, ela é de abordagem qualitativa e os dados são frutos da aplicação de um questionário escrito a um professor de língua portuguesa da educação básica. O estudo desenvolvido mostrou uma distância entre as propostas da BNCC e a vinculação teórico-metodológica do professor entrevistado. Isso se dá pelo fato de o professor adequar suas práticas ao seu contexto de trabalho, com alunos de diferentes níveis de aprendizagem. Assim, a BNCC acaba por desconsiderar as limitações do ensino público brasileiro, corroborando para uma desarticulação entre ela e o fazer prático de professores de língua portuguesa.

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Publicado em

6 de abril de 2024

Como Citar

SILVA JÚNIOR , S. N. da; SILVA , J. V. R. da .; SANTOS , N. E. dos . A BNCC E OS DISCURSOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS PARA A AÇÃO PEDAGÓGICA NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 49–62, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2320. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Dossiê