VESTIR SORRISOS PARA VIVER DOMINGOS:
MEMÓRIAS E AFETOS NARRADOS NO LIVRO ILUSTRADO A AVÓ AMARELA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11266326Resumo
O talentoso trabalho de jovens autoras vem enriquecendo a literatura infantil brasileira, contribuindo para consolidar a participação da autoria feminina no âmbito literário, num processo que integra uma luta histórica das mulheres para ocupar espaços que, ao longo de muito tempo, estiveram reservados exclusivamente ao gênero masculino. Hoje, participando da produção de criativos e surpreendentes livros infantis ilustrados, novas escritoras e ilustradoras vêm criando livros que tratam de variados e instigantes temas e, através de uma articulação muito bem-sucedida entre palavras e imagens, têm sido avaliados como muito qualificados e, por isso, agraciados em importantes premiações. Neste texto, destaca-se a narrativa A Avó Amarela, construída a partir das memórias e palavras da neta narradora Júlia Medeiros e ilustrada com os desenhos, pinturas e colagens da artista Elisa Carareto, criadoras que, com muita poesia, sensibilidade e talento, explicitam a qualidade e o potencial da produção feminina no universo dos livros para crianças e da literatura em geral.
Downloads
Referências
ALARCÃO, R. As diferentes técnicas de ilustração. In: OLIVEIRA, I. de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 60-73.
ANDRUETTO. M. T. A leitura, outra revolução. Tradução: Newton Cunha. São Paulo: Edições Sesc, 2017.
BAJOUR. C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Tradução: Alexandre Morales. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
CADEMARTORI, L. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (Série Conversas com o Professor; 1)
COLOMER, T. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017.
CORSINO, P. Infância e literatura nas urdiduras de palavras e imagens. In: MACEDO, M. S. A. L. (Org.). A função da literatura na escola: resistência, mediação e formação leitora. São Paulo: Parábola, 2021. p. 93-107.
CUNHA, L. Vamos folhear a poesia! In: GOMES, A. de C.; BARRETO, C. (Org.). Literatura infantil e juvenil: aprendizagem e criação. Divino de São Lourenço, ES: Semente Editorial, 2021. p. 87-107.
DALCASTAGNÈ, R. Vozes femininas na novíssima narrativa brasileira. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, [s. l.], n. 11, 2001, p. 19-26. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/8866. Acesso em: 8 ago. 2023.
DALCASTAGNÈ, R. Imagens da mulher na narrativa brasileira. O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira, FALE/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, 2007, p. 127-135 DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.15.0.127-135. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/o_eixo_ea_roda/article/view/3267. Acesso em: 9 ago. 2023.
FERREIRA, L. H. Educação estética e formação docente: narrativas, inspirações e conversas. Curitiba: Appris, 2020.
FITTIPALDI, C. O que é uma imagem narrativa? In: OLIVEIRA, I. de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 92-121.
ICHILEVICI, V. Princesa intrépida e as arapucas do sexismo na literatura infantil contemporânea. Revista Emília, Polêmicas e Reflexões, 24 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://emilia.org.br/princesa-intrepida-e-as-arapucas-do-sexismo-na-literatura-infantil-contemporanea/. Acesso em: 29 ago. 2023.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: história e histórias. Nova edição revista e ampliada. São Paulo: Editora UNESP, 2022.
LINDEN, S. V. der. Para ler o livro ilustrado. Tradução: Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
LINHARES In: OLIVEIRA, I. de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 60-73.
LOPES, D. Marina Colasanti na voz de uma moça tecelã. In: GALVÃO, E.; RICHE, R. C. (Org.). Literatura infantil e juvenil de autoria feminina: reflexões sobre valor estético e formação do leitor. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2022. p. 185-207. E-book. Disponível em: https://www.dialogarts.uerj.br/wp-content/uploads/2022/11/LitInfjuvAutFem.pdf. Acesso em: 08 ago. 2023.
MARTINS, F. S. S.; CARRIJO, S. A. B. A coragem de Ana Preciosa e uma reviravolta de destinos: a descoberta do que por pouco não se perdeu. In: GALVÃO, E.; RICHE, R. C. (Org.). Literatura infantil e juvenil de autoria feminina: reflexões sobre valor estético e formação do leitor. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2022. p. 62-86. E-book. Disponível em: https://www.dialogarts.uerj.br/wp-content/uploads/2022/11/LitInfjuvAutFem.pdf. Acesso em: 08 ago. 2023.
NIKOLAJEVA, M., SCOTT, C. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
NOGUEIRA, N. H. A.; QUEIROZ, F. R. R. O desenvolvimento da autoria feminina na literatura infantil brasileira. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 22, n. 39, p. 203-222, jan./jul. 2021. Disponível em: https://seer.uniacademia.edu.br/index.php/verboDeMinas/article/view/2906/1970. Acesso em: 11 ago. 2023.
PASTORELLI, V. B.; VIOTTO, D. G. Como e por que ler livros-álbum que abordam temas considerados tabus para a infância. In: TAVARES, C.; WEISZ, T. (Org.). Literatura e educação. Porto Alegre - RS: Zouk, 2021. p. 171-203.
PONDÉ, G. A literatura na escola: uma questão de gêneros. São Paulo: SESI-SP, 2018.
SALISBURY, M.; STYLES, M. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. Tradução: Marcos Capano. São Paulo: Rosari, 2013.
SANTOS, T. R. L.; FERREIRA, E. A. G. R. Literatura juvenil de autoria feminina e formação do leitor: uma leitura e Anne de Green Gables, de L. M. Montgomery. In: GALVÃO, E.; RICHE, R. C. (Org.). Literatura infantil e juvenil de autoria feminina: reflexões sobre valor estético e formação do leitor. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2022. p. 34-61. E-book. Disponível em: https://www.dialogarts.uerj.br/wp-content/uploads/2022/11/LitInfjuvAutFem.pdf. Acesso em: 08 ago. 2023.
SETTON, L.; MEDRANO, S. Leitura e mediação de livro-imagem: quando a imagem fala. In: TAVARES, C.; WEISZ, T. (Org.). Literatura e educação. Porto Alegre - RS: Zouk, 2021. p. 205-224.
SILVA, V. M. T. Ler imagens, um aprendizado: a ilustração de livros infantis. Goiânia: Cânone Editorial, 2020.
ZILBERMAN, R. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.