OS BENEFÍCIOS DO PROJETO GESTAR PARA AS GESTANTES E PUÉRPERAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Em 2019 foi identificada, pela primeira vez, em Wuhan na China, a nova variante do coronavírus, SARS-CoV-2, que em 2020 já presente na maioria dos países. Fez-se necessário algumas medidas como o isolamento social e a quarentena, nesse cenário, emerge o uso das tecnologias da comunicação, consolidando-se uma importante estratégia para a prática da educação em saúde de maneira segura e eficaz. Objetiva-se relatar a experiência da realização de educação em saúde, para gestantes e puérperas, através de rede social. O Gestar, um projeto desenvolvido por docentes e discentes da área de saúde da Universidade Federal de Campina Grande, teve início em agosto de 2020, foram criadas páginas nas redes sociais do Instagram e Facebook, com o propósito de compartilhar informações acerca da gestação, parto e puerpério. As redes sociais do Gestar têm em média 850 seguidores, compostos por mulheres e homens, que interagem por meio das publicações realizadas pelos docentes, das lives promovidas por profissionais, voltadas para as áreas temáticas que abrangem a gestação, parto e puerpério. Também são realizados atendimentos através do chat, no qual, as gestantes enviam perguntas e têm suas dúvidas respondidas pelos discentes, sob orientação dos docentes que interagem por meio do WhatsApp. Foi possível evidenciar um grande número de mulheres com dúvidas e necessidade de escuta na internet e com pouco suporte, com isso, percebeu-se a importância do projeto, tanto para população em geral, como para os membros do projeto, levando ambos os públicos a uma reflexão, discussão e compartilhamento de informações.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Viviane Fernandes de Sousa, Filipe Pereira da Silva Dias, Verônica Mendes de Carvalho, Rayssa Maria da Silva, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.