EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO COOPERATIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA E DE TRABALHO DAS CATADORAS DE MATERIAL RECICLÁVEL DO PEDREGAL
Resumo
O Projeto surgiu em 2020 a partir da demanda de algumas catadoras dematerial reciclável residentes no bairro do Pedregal (Campina Grande, PB), as quais manifestar aminteresse em formalizar uma Cooperativa para obterem um espaço físico adequado e melhores condições de trabalho e renda. Assim, tivemos como objetivo principal contribuirpara o fortalecimento da organização coletiva das Catadoras, através de umapropostadeformação com foco nos seguintes eixos: Trabalho, Autoestima e Organização Coletiva;Economia Solidária e Autogestão; Manejo dos Resíduos; Saúde e Prevenção; PolíticasPúblicas e participação social. A metodologia, baseada nos princípios daEducaçãoPopular, buscou, de forma dialógica, estimular ampla participação das catadorasnosmomentos de formação, utilizando dinâmicas e metodologias ativas, como aTendadoconto e a troca de experiências. Como resultados, destaca-se o fortalecimentodaautoestima, do reconhecimento e da consciência política das catadoras acercadosseusdireitos e mecanismos de reivindicação junto ao poder público. Destaca-se, ainda, oestabelecimento de colaborações com diferentes instituições públicas, comoaEscolaEstadual que acolheu as atividades, a Secretaria de Serviços Urbanos e MeioAmbienteeo Ministério Público do Trabalho, sendo com estes órgãos realizadas reuniões emqueaspróprias catadoras expuseram suas demandas e reivindicações de melhores condiçõesde trabalho e de vida. Conclui-se que o projeto foi um movimento importantenoestímuloà educação e ao trabalho coletivo e cooperativo entre as catadoras, mas queaindasãonecessárias ações mais efetivas e apoio contínuo do poder público para formalizaroempreendimento coletivo almejado.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Luciana Leandro da Silva, Maria Natânyele Silva de Souza, Larissa Kelly Cavalcanti, Maria Maciana Araújo Pereira, Allan Flávio Nascimento de Sousa, Onofre Ferreira de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.