PELAS LENTES URBANAS

PEDAGOGIA DO MORAR E O DIREITO À CIDADE

Autores/as

  • Fernanda Carla Ferreira De Araujo Universidade Federal de Campina Grande
  • Jacilene Nascimento de Assis Universidade Federal de Campina Grande
  • José Thomás da Silva Félix Universidade Federal de Campina Grande
  • Keila Queiroz e Silva Universidade Federal de Campina Grande
Palabras clave: Pedagogia do Morar, Audiovisual, Lugar de memórias, Terceira Idade

Resumen

A Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), é um programa de cunho permanente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), cujo surgimento do programa teve suas raízes no ano de 2003, com a criação do PIATI. Em 2019, a nomenclatura mudou de PIATI para UATI. Ao longo dos seus quase 21 anos de existência vem desenvolvendo diversas atividades, e realizando muitas parcerias, uma das mais recentes é com o Programa de Arte e Cultura (FUNARTE). Esse projeto de extensão se configura como uma experiência interdisciplinar entre a História e a educação audiovisual, tendo como ponto de partida, as memórias e sensibilidades dos idosos estudantes da UATI com relação aos espaços públicos da cidade de Campina Grande.. A cidade como um lugar plural e de muitas lembranças e sentimentos singulares, fez parte dos nossos momentos neste projeto como objeto de estudos e reflexões (Medeiros Neta, 2016). A ação extensionista teve como objetivo trazer os olhares para a educação que envolve todos os âmbitos sociais e históricos da cidade, isso a partir de produções audiovisuais realizadas a partir de cada memória afetiva dos idosos. A metodologia utilizada para a criação de um acervo com narrativas dos idosos sobre seus lugares de memória na cidade, foi a história oral. Essa experiência de escuta das narrativas dos mais velhos com relação às suas memórias citadinas viabilizou o cumprimento de um dos maiores objetivos do Programa que é a Educação Intergeracional.Neste sentido, a pedagogia do morar representa o aprendizado por parte das novas gerações, da importância da construção de uma relação com a sua cidade mais viva e orgânica, a partir do contato com os vídeos dos idosos sobre as memórias campinenses, por meio dos quais se confirma o sentimento de pertença dos antigos moradores a sua cidade. A produção desses vídeos sobre a história de Campina Grande, tendo como conteúdo as narrativas dos guardiões da memória, significa uma luta contra o esquecimento e contra o despertencimento dos moradores das novas gerações aos seus espaços citadinos.

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Publicado

junio 19, 2024

Cómo citar

ARAUJO, F. C. F. D.; ASSIS, J. N. de; FÉLIX, J. T. da S.; SILVA, K. Q. e. PELAS LENTES URBANAS: PEDAGOGIA DO MORAR E O DIREITO À CIDADE. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2561. Acesso em: 17 jul. 2024.

Sección

Cultura

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