EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL E COMPONENTES CURRICULARES: O DIÁLOGO NO MODELO HÍBRIDO DE ENSINO

Autores/as

  • Ana Clara Oliveira dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Isadora Macedo de Oliveira Martins Costa Universidade Federal de Campina Grande
  • Jaqueline Medeiros da Costa Universidade Federal de Campina Grande
  • Leticia Emanuelle do Nascimento Brito Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Beatriz Macêdo Venâncio dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Poliana de Araújo Palmeira Universidade Federal de Campina Grande
Palabras clave: Escolares, Educação alimentar e nutricional, Extensão Universitária

Resumen

Este trabalho visa relatar a experiência do projeto “EAN em casa: Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com escolares do município de Cuité-PB”, Centro de Educação e Saúde, no desenvolvimento de atividades de EAN transversais aos componentes curriculares no modelo híbrido de ensino. Planejado e executado de julho a dezembro de 2020 junto à Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, Cuité-PB, com escolares do 3° ao 5ª ano, o projeto realizou o diálogo da EAN com português e matemática. O material (planejamento, vídeo explicativo, cartão-resposta) feito pelos graduandos de Nutrição considerou objetivos de aprendizagem, idade escolar, conteúdo adequado à idade e fragilidades da turma, segundo o professor, que recebia o material (whatsapp) para uso em sala de aula. Foram realizadas 3 atividades através de contação de estórias e simulação de realidade, com os conteúdos: operações matemáticas básicas, resolução de problemas, encontros vocálicos, leitura e interpretação de texto. O modelo híbrido gerou dificuldades como: desigualdade no conhecimento prévio dos alunos, consequência do ensino remoto; falta de tempo dos professores para a execução da atividade; e o processo de adaptação da comunidade escolar ao híbrido e aos protocolos de segurança. Por outro lado, influenciou positivamente no protagonismo e proatividade das crianças, diante do contato presencial e atividades em grupo, na motivação e adesão dos professores para as atividades. Diante disso, o modelo híbrido foi um desafio para a vivência da extensão universitária, porém trouxe aprendizados significativos para a equipe e para a comunidade escolar, além de reafirmar a importância do contato presencial.

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Publicado

abril 5, 2022

Cómo citar

OLIVEIRA DOS SANTOS, A. C. .; MACEDO DE OLIVEIRA MARTINS COSTA, I. .; MEDEIROS DA COSTA, J. .; DO NASCIMENTO BRITO, . L. E. .; MACÊDO VENÂNCIO DOS SANTOS, A. B. .; DE ARAÚJO PALMEIRA, P. . EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL E COMPONENTES CURRICULARES: O DIÁLOGO NO MODELO HÍBRIDO DE ENSINO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/215. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Saúde

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