EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL E COMPONENTES CURRICULARES: O DIÁLOGO NO MODELO HÍBRIDO DE ENSINO
Abstract
Este trabalho visa relatar a experiência do projeto “EAN em casa: Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com escolares do município de Cuité-PB”, Centro de Educação e Saúde, no desenvolvimento de atividades de EAN transversais aos componentes curriculares no modelo híbrido de ensino. Planejado e executado de julho a dezembro de 2020 junto à Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, Cuité-PB, com escolares do 3° ao 5ª ano, o projeto realizou o diálogo da EAN com português e matemática. O material (planejamento, vídeo explicativo, cartão-resposta) feito pelos graduandos de Nutrição considerou objetivos de aprendizagem, idade escolar, conteúdo adequado à idade e fragilidades da turma, segundo o professor, que recebia o material (whatsapp) para uso em sala de aula. Foram realizadas 3 atividades através de contação de estórias e simulação de realidade, com os conteúdos: operações matemáticas básicas, resolução de problemas, encontros vocálicos, leitura e interpretação de texto. O modelo híbrido gerou dificuldades como: desigualdade no conhecimento prévio dos alunos, consequência do ensino remoto; falta de tempo dos professores para a execução da atividade; e o processo de adaptação da comunidade escolar ao híbrido e aos protocolos de segurança. Por outro lado, influenciou positivamente no protagonismo e proatividade das crianças, diante do contato presencial e atividades em grupo, na motivação e adesão dos professores para as atividades. Diante disso, o modelo híbrido foi um desafio para a vivência da extensão universitária, porém trouxe aprendizados significativos para a equipe e para a comunidade escolar, além de reafirmar a importância do contato presencial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2022 Ana Clara Oliveira dos Santos, Isadora Macedo de Oliveira Martins Costa, Jaqueline Medeiros da Costa, Leticia Emanuelle do Nascimento Brito, Ana Beatriz Macêdo Venâncio dos Santos, Poliana de Araújo Palmeira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.