CONSUMO, CONSUMISMO E CONSUMERISMO: UMA BUSCA DE RESPOSTA PARA AS FAMÍLIAS NO CONTEXTO DA CRISE ECONOMICA MUNDIAL
Resumo
O projeto foi executado com a participação de alunos Matheus de Souza Coutinho e Glauco Fontgalland Filho da UFCG, e teve por recipiente as Universidades: UFPB – Campus III de Bananeiras – Turma de Administração e UFCG – Campus I – Turmas de Economia e de Engenharia do Petróleo, com cerca de 60 alunos. Desenvolveu-se três grandes oficinas e cinco seminários com o objetivo de oportunizar discussões sobre práticas de educação financeira, quais foram: Conhecer ações de consumo, Práticas de listas e orçamentos, e reconhecer vantagens financeiras e econômicas no mercado. Em termos teóricos discutiu-se : Quem é esse individuo: O Consumidor; A pirâmide de Maslow e a experiência do COVID-19; Em tempos de crise quais as melhores ferramentas que podemos utilizar para melhores decisões? Dessa forma foi também demonstrando, planilhas e aplicativos já desenvolvidos em outras edições deste projeto. Foram também disponibilizados materiais de leitura bem como jogos de fácil manipulação de forma a contribuir para a melhoria das práticas de finanças pessoais. Orientou-se a busca efetiva de controle de gastos utilizando as ferramentas simples como planejamento contingente, estratificação de ativos e passivos e plano orçamentário. Em todos os encontros foi debatido o contexto do COVID-19 e as temáticas urgentes em torno do emprego e do consumo. Por fim, as avaliações resultaram que os alunos ficaram mais familiarizados com o tema em tela e demonstraram mais robustez no controle das finanças pessoais.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 MATHEUS DE SOUZA COUTINHO, ISABEL LAUSANNE FONTGALLAND
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.