SER PAIS E FILHOS NA PANDEMIA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Resumo
Relatar a experiência vivenciada de um grupo de reflexão on-line sobre os desafios e potencialidades da relação entre pais e filhos durante a pandemia Covid-19. O projeto foi realizado numa escola Municipal de Campina Grande/PB, tendo como público-alvo adolescentes e pais, com o objetivo de desenvolver diálogos e permitir a circulação da palavra, possibilitando um trabalho de reflexão. A fundamentação teórica utilizada para nortear as intervenções foi o Construcionismo Social (Rapizo & Brito, 2014) e (Beiras, 2021). Foram realizados seis encontros on-line, durante o mês de novembro de 2021, com duração média de 1h e 30min, que contaram com a participação de 4 adolescentes e 1 mãe, sendo todas mulheres. Os encontros eram guiados por dinâmicas pré-estabelecidas, as quais estavam relacionadas com a temática escolhida para cada encontro e facilitados por 3 alunas e coordenado por docente do curso de Psicologia. O grupo reflexivo valorizou a interação entre os participantes por intermédio da circulação da palavra, no qual tiveram a oportunidade de dividir suas experiências, identificar as suas potencialidades e relatar os desafios enfrentados, tais como, os impactos da pandemia na vida familiar, conflitos entre pais e filhos e comunicação no relacionamento familiar. Conclui-se que, os grupos de reflexão possibilitam a construção de um espaço catalisador para troca de vivências, configurando-se como um importante instrumento para diálogos e reflexões.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Ana Beatriz de Sousa Gaudêncio Santos, Laryssa Raquel da Silva Farias, Simone Nóbrega de Souza, Juliane Dominoni Gomes de Oliveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.