SER PAIS E FILHOS NA PANDEMIA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Resumo
Relatar a experiência vivenciada de um grupo de reflexão on-line sobre os desafios e potencialidades da relação entre pais e filhos durante a pandemia Covid-19. O projeto foi realizado numa escola Municipal de Campina Grande/PB, tendo como público-alvo adolescentes e pais, com o objetivo de desenvolver diálogos e permitir a circulação da palavra, possibilitando um trabalho de reflexão. A fundamentação teórica utilizada para nortear as intervenções foi o Construcionismo Social (Rapizo & Brito, 2014) e (Beiras, 2021). Foram realizados seis encontros on-line, durante o mês de novembro de 2021, com duração média de 1h e 30min, que contaram com a participação de 4 adolescentes e 1 mãe, sendo todas mulheres. Os encontros eram guiados por dinâmicas pré-estabelecidas, as quais estavam relacionadas com a temática escolhida para cada encontro e facilitados por 3 alunas e coordenado por docente do curso de Psicologia. O grupo reflexivo valorizou a interação entre os participantes por intermédio da circulação da palavra, no qual tiveram a oportunidade de dividir suas experiências, identificar as suas potencialidades e relatar os desafios enfrentados, tais como, os impactos da pandemia na vida familiar, conflitos entre pais e filhos e comunicação no relacionamento familiar. Conclui-se que, os grupos de reflexão possibilitam a construção de um espaço catalisador para troca de vivências, configurando-se como um importante instrumento para diálogos e reflexões.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Ana Beatriz de Sousa Gaudêncio Santos, Laryssa Raquel da Silva Farias, Simone Nóbrega de Souza, Juliane Dominoni Gomes de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.