BIBLIOTECA CENTRAL FERNANDO DE CASTRO MORAES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.35572/arql.v3i11.6494Palabras clave:
biblioteca, brutalismo, arquitetura universitáriaResumen
A Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) reúne o maior acervo bibliográfico da instituição, o edifício foi projetado pelo arquiteto, professor e pesquisador José Galbinski (1933-2023) e construído no final da década de 1970, sendo inaugurado em 1982. Este projeto é emblemático pela trajetória de Galbinski na construção de edifícios públicos universitários, como o Restaurante Universitário (RU) da UnB. Além da biblioteca da UFES, o arquiteto projetou a biblioteca central da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Essas três bibliotecas trazem em comum a imponência comum do estilo brutalista, com ênfase no concreto aparente, estrutura exposta e grandes dimensões. Tratando-se mais especificamente da obra objeto deste ensaio, a biblioteca central da UFES se insere no centro do campus de Goiabeiras, em uma colina que sobressalta a edificação dentre as demais do entorno. As quatro décadas desde a sua inauguração permitiram o crescimento das vegetações no entorno da biblioteca, e em determinados ângulos do campus, a densa copa das árvores tomam a visibilidade da fachada da biblioteca. Quanto aos ambientes internos, o edifício apresenta dois auditórios, salas administrativas, de informática, de estudo individual e coletivo, bem como espaços amplos que abrigam o acervo e exposições artísticas. Um detalhe importante dessa obra são as esquadrias em alumínio, que proporcionam uma interessante relação de transparência interior-exterior, gerando iluminação natural aos ambientes internos e ritmo na composição da fachada. Apesar de estar rodeada por vegetações densas, a transparência gerada pelas esquadrias faz também a iluminação artificial interna do edifício o destacar no período noturno. Dentre as bibliotecas projetadas pro Galbinski, percebeu-se um diálogo maior entre a biblioteca central da UFES e da UFPB, ambas as edificações apresentam elementos em comum que não foram utilizados na UnB, como os brises-soleil de concreto entre as esquadrias, as venezianas de vidro e as marquises vazadas que rodeiam a edificação. Esses dois projetos também possuem maior horizontalidade e possuem menor impacto visual do que a biblioteca da UnB, cujos grandes brises verticais e a marquise curva trazem maior imponência ao edifício. Quanto ao aspecto da conservação, considera-se que a obra está bem conservada, ainda que algumas sujidades ressaltem as marcas do tempo sob o concreto aparente e sucessivas reformas que ocorreram na edificação desde a sua inauguração. Existem elementos parasitários como condensadores de ar-condicionado, mas que, no entanto, não pareceram prejudicar demasiadamente a estética da edificação, visto que a vedação quase que completamente em vidro impossibilita a sua fixação nas paredes. Na visita realizada no dia 5 de maio de 2025, percebeu-se que a biblioteca goza de intenso fluxo de estudantes e que é um espaço que pulsa vida na UFES.
Descargas
Citas
Não há
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 MATHEUS SIMOES

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1. Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, estando la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial-SinDerivadas 4.0, que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
2. Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
3. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) una vez finalizado el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo. trabajo publicado (ver El efecto del acceso abierto);
4. No se recomienda publicar y distribuir el artículo antes de su publicación, ya que esto puede interferir con su revisión ciega por pares.



