Governor Lucídio Portella Bus Terminal
A photographic record of shapes, textures and transformations
DOI:
https://doi.org/10.35572/arql.v3i9.6393Keywords:
Arquitetura, Brutalismo, Rodoviária, Fotografia, Concreto, TeresinaAbstract
Por muito tempo, as rodoviárias desempenharam um papel fundamental na formação das grandes cidades brasileiras, impulsionadas pelo êxodo rural e pelo crescimento acelerado dos centros urbanos. A partir da metade do século XX, terminais rodoviários tornaram-se a porta de entrada para uma extensa gama populacional recém-chegada ao eixo urbano de várias localidades, incluindo Teresina. Construído entre os anos de 1979 e 1983, o Terminal Rodoviário Lucídio Portella se destaca não apenas pela relevância para a mobilidade e pela contribuição ao cenário econômico local, mas também por ser considerado um notório modelo da arquitetura brutalista na capital piauiense. Com autoria do arquiteto Raimundo Dias, o projeto possui características marcantes do movimento, como o uso expressivo de concreto aparente e a composição formal, que conferem a ele uma imponência de maneira sutil. Além do uso de técnicas e materiais modernos, o projeto se destaca também pelo aproveitamento da topografia para a organização do programa de necessidades da edificação, como a utilização de diferentes níveis para as plataformas de embarque e de desembarque. Entretanto, cabe salientar que, ainda que o projeto seja um dos poucos exemplares brutalistas presentes em Teresina, o mesmo não é devidamente prestigiado como tal. Atualmente, o local ainda é um dos principais eixos de mobilidade intermunicipal em Teresina e apresenta um bom estado de conservação, porém com descaracterizações, a exemplo da pintura em branco e cinza da estrutura originalmente em concreto aparente. Este ensaio tem como principal objetivo captar a magnificência do terminal e seu entorno, incluindo a Passarela da Avenida Presidente Vargas, em estrutura metálica, que interliga a praça da rodoviária com a quadra adjacente à rodovia. As fotos têm como objetivo registrar as características da construção e enaltecer as práticas projetuais aplicadas e a concepção construtiva do local por meio da fotografia, a fim de apontar a excelência de um patrimônio arquitetônico pouco reconhecido.
Downloads
References
BARBOSA, Wandérson Nascimento; OLIVEIRA, Juliana Martins de; ANJOS/IPHAN, CLAUDIANA CRUZ DOS. A DESCARACTERIZAÇÃO E (DES) CONHECIMENTO DO PATRIMÔNIO MODERNO PIAUIENSE: O CASO DO TERMINAL RODOVIÁRIO DE TERESINA.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/149178-A-DESCARACTERIZACAO-E-(DES)-CONHECIMENTO-DO-PATRIMONIO-MODERNO-PIAUIENSE--O-CASO-DO-TERMINAL-RODOVIARIO-DE-TERESI. Acesso em: 12/02/2025
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Iago Ribeiro, Luana Carvalho Luz

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the article simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License BY NC ND, which allows the sharing of article with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal;
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of version of the article published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal;
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their research work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) once the editorial process has been completed, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of published article (See The Effect of Open Access);
4. It is not recommended to publish and distribute the article before its publication, as this may interfere with its blind peer review.



