ARQUITETURA ORGÂNICA E SUSTENTABILIDADE NO SEMIÁRIDO PIAUIENSE
ESTUDO DE CASO DA ESCOLA MUNICIPAL AMBIENTAL 15 DE OUTUBRO EM TERESINA – PI
DOI:
https://doi.org/10.35572/arql.v3i11.6441Palavras-chave:
ARQUITETURA ORGÂNICA, SUSTENTABILIDADE, CONFORTO TERMICO, ESPAÇOS EDUCACIONAIS, INOVAÇÃO PEDAGOGICAResumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a aplicação da arquitetura orgânica na construção escolar no semiárido do Nordeste brasileiro. Analisa a Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro, em Teresina (PI), sob a ótica da sustentabilidade, do conforto térmico e da redução de resíduos. A pesquisa inclui, ainda, uma comparação com uma escola canadense no México, com o objetivo de ampliar a compreensão sobre diferentes soluções arquitetônicas em contextos climáticos semelhantes. Os resultados indicam o potencial da arquitetura orgânica como alternativa viável e formativa para a região semiárida, ressaltando seus impactos positivos nos âmbitos ambiental e pedagógico.
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Referências
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