TERMINAL RODOVIÁRIO GOVERNADOR LUCÍDIO PORTELLA
UM REGISTRO FOTOGRÁFICO DE FORMAS, TEXTURAS E TRANSFORMAÇÕES
Palavras-chave:
Arquitetura, Brutalismo, Rodoviária, Fotografia, Concreto, TeresinaResumo
Por muito tempo, as rodoviárias desempenharam um papel fundamental na formação das grandes cidades brasileiras, impulsionadas pelo êxodo rural e pelo crescimento acelerado dos centros urbanos. A partir da metade do século XX, terminais rodoviários tornaram-se a porta de entrada para uma extensa gama populacional recém-chegada ao eixo urbano de várias localidades, incluindo Teresina. Construído entre os anos de 1979 e 1983, o Terminal Rodoviário Lucídio Portella se destaca não apenas pela relevância para a mobilidade e pela contribuição ao cenário econômico local, mas também por ser considerado um notório modelo da arquitetura brutalista na capital piauiense. Com autoria do arquiteto Raimundo Dias, o projeto possui características marcantes do movimento, como o uso expressivo de concreto aparente e a composição formal, que conferem a ele uma imponência de maneira sutil. Além do uso de técnicas e materiais modernos, o projeto se destaca também pelo aproveitamento da topografia para a organização do programa de necessidades da edificação, como a utilização de diferentes níveis para as plataformas de embarque e de desembarque. Entretanto, cabe salientar que, ainda que o projeto seja um dos poucos exemplares brutalistas presentes em Teresina, o mesmo não é devidamente prestigiado como tal. Atualmente, o local ainda é um dos principais eixos de mobilidade intermunicipal em Teresina e apresenta um bom estado de conservação, porém com descaracterizações, a exemplo da pintura em branco e cinza da estrutura originalmente em concreto aparente. Este ensaio tem como principal objetivo captar a magnificência do terminal e seu entorno, incluindo a Passarela da Avenida Presidente Vargas, em estrutura metálica, que interliga a praça da rodoviária com a quadra adjacente à rodovia. As fotos têm como objetivo registrar as características da construção e enaltecer as práticas projetuais aplicadas e a concepção construtiva do local por meio da fotografia, a fim de apontar a excelência de um patrimônio arquitetônico pouco reconhecido.
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Referências
BARBOSA, Wandérson Nascimento; OLIVEIRA, Juliana Martins de; ANJOS/IPHAN, CLAUDIANA CRUZ DOS. A DESCARACTERIZAÇÃO E (DES) CONHECIMENTO DO PATRIMÔNIO MODERNO PIAUIENSE: O CASO DO TERMINAL RODOVIÁRIO DE TERESINA.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/149178-A-DESCARACTERIZACAO-E-(DES)-CONHECIMENTO-DO-PATRIMONIO-MODERNO-PIAUIENSE--O-CASO-DO-TERMINAL-RODOVIARIO-DE-TERESI. Acesso em: 12/02/2025
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