A ARQUITETURA E O CONSELHO ESCOLAR, EM CABACEIRAS/PB

Autores

Palavras-chave: arquitetura escolar, projeto de arquitetura, participação

Resumo

Frente à possibilidade de contribuição dos conselhos escolares para a gestão democrática das escolas, esta pesquisa objetiva analisar a participação desses conselhos no processo de projeto da arquitetura escolar da rede pública municipal. A pesquisa, baseia-se em estudo de caso da cidade de Cabaceiras, na Paraíba, com foco na escola EMEF Abdias Aires de Queiroz. Para isso, apoia-se nas análises do ambiente construído e das percepções de membros da comunidade escolar e de agentes envolvidos com o planejamento, através de entrevistas. Como resultado, constata que o conselho escolar é, no caso estudado, subutilizado para a finalidade de planejar o ambiente construído, devido à pouca diversidade de membros que o compõe e à falta de discussão sobre o ambiente construído.

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Publicado em

22 de fevereiro de 2023 — Atualizado em 19 de maio de 2023

Versões

Como Citar

PEREIRA, F. T. de B.; QUEIROZ, L. A. .; VILLAÇA, R. B. A ARQUITETURA E O CONSELHO ESCOLAR, EM CABACEIRAS/PB. Revista Arquitetura e Lugar, Campina Grande, v. 1, n. 1, p. 86–96, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/366. Acesso em: 24 abr. 2024.

Seção

Artigos