RECONSTRUÇÃO ETNO-ARQUEOLÓGICA DE UM NÚCLEO HABITACIONAL NUM POVOADO FORTIFICADO DA IDADE DO FERRO

Autores

Palavras-chave: reconstrução, arquitetura, núcleo habitacional, castros, citânia de sanfins

Resumo

O presente trabalho procura estabelecer uma relação entre as áreas de conhecimento de Arqueologia e Arquitetura. Como tal, procedeu-se à análise da possível inter-relação existente entre os estudos arqueológicos da Citânia de Sanfins e o modo como esses mesmos estudos contribuíram para a reconstrução etno-arqueológica de um núcleo habitacional de uma unidade familiar, tendo como referencial identitário, o respeito pelos materiais de construção, as técnicas utilizadas e a estética do edifício intervencionado, nomeadamente quanto ao perfil fisiográfico que a cultura castreja do Noroeste Peninsular português apresenta. Nesse sentido, é nossa intenção, sensibilizar a comunidade em geral, para a importância da reabilitação dos povoados fortificados da Idade do Ferro que se encontram na Citânia de Sanfins, situada no distrito do Porto em Portugal. Este artigo, pretende demonstrar as fases de reconstrução desse povoado, focando aspetos histórico identitários, teóricos e analíticos inerentes a essa intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERTOS, Firmat. M. L. Organizaciones supreafamiliares em la Hispania antigua. Valladolid, Ed. Studia Archaeologica. 1975.

CARO BAROJA, J. Organización social de los pueblos del Norte de la Península Ibérica en la Antigüedad, Legió VII Gemina. Diputación Provincial, Cátedra de San Isidoro, León. 1970.

CENTENO, Rui. M. S; SILVA, Armando C. Ferreira da. Escavações arqueológicas na Citânia de Sanfins. Paços de Ferreira. 1977-1978.

LEMOS, F. S. Povoamento romano de Trás-os-Montes Oriental, Vol. I a. Universidade do Minho. 1993.

PÉREZ, Ladislao Castro. Reflexións sobre a Arte galaica da Idade do Ferro. I Ciclo de Conferências do Monte Padrão. Citânias e Cividades. As primeiras Cidades do Noroeste Peninsular. C. M. Santo Tirso. 2020.

SANTOS, Júnior. J.R. dos. O castro de Carvalhelhos. Porto, Imprensa Portuguesa, Instituto de Antropologia da Universidade do Porto. 1957.

SILVA, Armando C. Ferreira da. A Cultura Castreja Noroeste de Portugal. Paços de Ferreira, Ed. CMPF. 2007.

WELLS, P. S. Granjas, aldeas y ciudades. Comercio y orígenes del urbanismo en la protohistoria europea, Barcelona, Labor. 1988.

Downloads

Publicado em

4 de dezembro de 2023

Como Citar

EANES, G. RECONSTRUÇÃO ETNO-ARQUEOLÓGICA DE UM NÚCLEO HABITACIONAL NUM POVOADO FORTIFICADO DA IDADE DO FERRO . Revista Arquitetura e Lugar, Campina Grande, v. 1, n. 4, p. 105–115, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/1668. Acesso em: 24 abr. 2024.

Seção

Artigos