Haunted heritage: Space and story as repositories of cultural memory in Gilberto Freyre and Jayme Griz
Abstract
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i2.1770
Os escritos do reconhecido sociólogo brasileiro Gilberto Freyre constituem um legado referencial em seu campo. Em Assombrações do Recife Velho (1955), a contribuição de Freyre abrange áreas interdisciplinares, como a sociologia cultural, a historiografia e a antropologia social. Suas narrativas sobre fantasmas, almas penadas e espectros são igualmente relevantes para os estudos literários e memorialísticos. O propósito deste artigo é apresentar relatos que abordam encontros fantasmagóricos e lugares assombrados, referidos por Gilberto Freyre e Jayme Griz, respectivamente, em Assombrações do Recife Velho e O Cara de Fogo (1969). O objetivo deste estudo é discutir, comparativamente, tópicos comuns à vida colonial referidos nesses relatos: memórias e experiências traumáticas sobre escravidão, migração e urbanização. A análise indica que histórias de fantasmas e locais considerados assombrados podem servir de repositórios históricos à pluralidade de imaginários sociais ligados ao espaço, memórias, histórias e contos folclóricos, das tradições oral e erudita, retidos na memória coletiva.
Downloads
References
BARASH, J. A. Collective Memory and the Historical Past. Chicago: The University of Chicago Press, 2016.
BEAUVOIR, S de. A velhice. Trad. Maria Helena Franco Martins. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BEAUVOIR, S. The Coming of Age. 1st ed. New York: Warner Communication Co.,1975.
CARRINGTON, S. H. H. The Sugar Industry and the Abolition of the Slave Trade, 1775-1810. 1st ed. Gainesville: University of Florida Press, Springer, 2003.
BILLE, M.; HASTRUP, F.; FLOHR, T. Introduction: An Anthropology of Absense. In: ______. (Ed.). An Anthropology of Absense: Materializations of Trancendence and Loss. 1 st ed. New York: 2010, p. 3-22.
DAVIDSON, J. Megaípe na pintura. Jaboatão dos Guararapes Redescoberto. 2014. Disponível em:[ http://www.jaboataoguararapesredescoberto.com/2014/11/megaipe-na-pintura.html]. Acesso em: 14 de abr. 2020.
EDENSOR, T. Industrial Ruins: Space, Aesthetics and Modernity. Oxford: Berg, 2005a.
______. The Ghosts of Industrial Ruins: Ordering and Disordering Memory in Excessive Space. Environment and Panning D: Society and Space, v. 23, n. 6, p. 829-849, 2005b.
______. Waste matter – the debris of industrial ruins and the disordering of the material world. Journal of Material Culture, v. 10, n. 3, p. 311-322, 2005c.
EISENBERG, P. L. The Sugar Industry in Pernambuco: Modernization Without Change, 1840-1910. Berkeley: University of California Press, 1974.
FREYRE, G. Assombrações do Recife Velho. 5.ª ed. Rio de Janeiro: Toopbooks, 2000.
______. Casa Grande e Senzala. 1.º Tomo. 11.ª ed. Rio de Janeiro: Livraria José Oympio Editora, 1964.
______. Casa Grande e Senzala. 9.ª ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 1996.
______. The Mansions and the Shanties: The Making of Modern Brazil. Translation of Sobrados e mocambos, 1935, by Harriet de Onís. 1st ed. New York: Alfred A. Knopf, 1963.
______. The Masters and the Slaves: A Study in the Development of Brazilian Civilization. Translation from the Portuguese by Samuel Putnam. 2nd ed. Berkeley: University of California Press, 1986.
GRIZ, J. O Cara de Fogo. 1.ª ed. Recife: Museu do Açúcar, 1969.
ISFAHANI-HAMMOND, A. White Negritude: Race, Writing, and Brazilian Cultural Identity. 1st ed. New York: Palgrave Macmillan, 2008.
MORAIS, P. Introdução. In: GRIZ, J. O Cara de Fogo. 1.ª ed. Recife: Museu do Açúcar, 1969, p. 9-16.
NAVA, P. Balão Cativo. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1977.
______. Baú de Ossos. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1974.
NERY, S. A eleição da reeleição. Histórias, estado por Estado. 1ª ed. São Paulo: Geração editorial, 1999.
SPARKE, M. Introducing Globalization: Ties, Tensions, and Uneven Integration. 1st ed. Oxford: Wiley Blackwell, 2013.
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Letras Raras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.