DANÇA DOS PRONOMES: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A PRÁTICA LINGUÍSTICA DA PRONOMINALIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14057724
Palavras-chave: Pronominalização, normas gramaticais, Português Brasileiro, próclise, músicas brasileiras

Resumo

O estudo investiga a pronominalização na Língua Portuguesa, focando na discrepância entre as normas gramaticais tradicionais e o uso real no português brasileiro, especialmente em letras de músicas. O objetivo é comparar como as regras de pronominalização, descritas por Bechara (2019), são aplicadas na prática, observando a prevalência da próclise em contraste com a ênclise. A metodologia envolve a análise das regras gramaticais referentes à pronominalização conforme Bechara e a observação de exemplos extraídos de músicas brasileiras. Os resultados indicam que, enquanto a gramática tradicional de Bechara favorece a ênclise, o uso real nas músicas brasileiras tende a preferir a próclise. Esta constatação sugere uma adaptação das normas gramaticais ao uso cotidiano da língua. A conclusão destaca a importância de integrar a prática real ao ensino da pronominalização para refletir melhor o português brasileiro contemporâneo.

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Referências

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Publicado em

8 de novembro de 2024

Como Citar

SILVA, N. G. do N.; ARAÚJO , D. L. de . DANÇA DOS PRONOMES: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A PRÁTICA LINGUÍSTICA DA PRONOMINALIZAÇÃO. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 3, n. 1, p. 40–53, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14057724. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/3212. Acesso em: 3 dez. 2024.

Seção

Dossiê