DIÁLOGOS SOBRE IDENTIDADES E ALTERIDADES PARA A INTEGRAÇÃO EM LETRAS

Autores/as

  • Andressa Gicelly Matias Sousa Bolsista do Programa de Educação Tutorial - Letras Universidade Federal de Campina Grande
  • Virna Brena Catão Lima Tenório Bolsista do Programa de Educação Tutorial - Letras Universidade Federal de Campina Grande
  • Márcia Tavares Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0003-3359-7766

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8412219
Palabras clave: PET-Letras, Egressos, Formação acadêmica

Resumen

Em 2022 o PET-Letras/UFCG, completou trinta anos de existência, nesse sentido conhecer a identidade do grupo é de fundamental importância para sua continuidade e para fins de registro de sua contribuição para a comunidade acadêmica e para a sociedade. A partir desse cenário, a pesquisa Diálogos sobre Identidades, Alteridades para a Integração em Letras foi realizada para delinear esse registro e essa contribuição. Com esta investigação objetivou-se discutir as identidades e as alteridades para a integração e o papel do profissional de Letras na sociedade atual, estimulando um diálogo que permita um encontro identitário. De posse dos dados coletados, o presente artigo visa traçar o perfil acadêmico dos integrantes egressos do grupo PET- Letras sumarizando dados sobre a formação em nível de pós-graduação e a entrada no mercado de trabalho. A metodologia adotada é de caráter qualitativo-quantitativo (MINAYO, 2014) e teve por base os dados registrados nos currículos Lattes dos egressos do grupo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CORRÊA, A. F. A origem do Programa de Educação Tutorial: algumas contribuições e referências que rememoram este processo. Revista Multiface Online, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 93-103, 2021. DOI: 10.29327/223163.9.1-5.

GEMIR Teixeira, M.; QUIRINO , M. de Lemos Vilela.;MARIZ, J. O lugar do pet-letras/ufcg no ensino. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 1, n. 1, p. 07–16, 2022.

MYNAIO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 14.ed. São Paulo (SP): Hucitec-Abrasco, 2014.

SANTADE, Maria S. B. A metodologia de pesquisa: instrumentais e modos de abordagem. In: SIMÕES, Darcilia M. P.; GARCÍA, Flavio. A pesquisa científica como linguagem e práxis. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2014.

SOUSA, R.M.; GOMES JÙNIOR, S.R. Programa de Educação Tutorial: Avanços na formação em física no Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Ensino de Física,v. 37, n.1, p. 1501 -1505, 2015

Publicado

septiembre 10, 2023

Cómo citar

SOUSA , A. G. M. .; TENÓRIO, V. B. C. L. .; TAVARES, M. . DIÁLOGOS SOBRE IDENTIDADES E ALTERIDADES PARA A INTEGRAÇÃO EM LETRAS. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 1, n. 2, p. 07–17, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8412219. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1052. Acesso em: 3 jul. 2024.

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.