DO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO:

QUESTÕES FEMINISTAS E DE GÊNERO NA LITERATURA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15237585

Keywords:

Apresentação, Gênero, Feminismo, Literatura

Abstract

Apresentamos a trajetória de construção de um dossiê acadêmico originado de experiências compartilhadas em eventos científicos da Universidade Federal de Campina Grande, com foco nos estudos literários sob a perspectiva de gênero. A iniciativa surgiu a partir de pesquisas orientadas pelas organizadoras em 2021 e se consolidou por meio de grupos de trabalho e disciplinas no âmbito da graduação e pós-graduação. O dossiê reúne nove artigos que discutem temas como feminismo, literatura, erotismo, mitologia, violência de gênero e crítica literária, abrangendo obras da antiguidade clássica à contemporaneidade, e destacando a importância da categoria gênero na análise literária. A proposta visa fortalecer e inspirar novas pesquisas sobre literatura e questões de gênero.

Downloads

Download data is not yet available.

References

FIGUEIREDO, Eurídice. Por uma crítica feminista: leituras transversais de escritoras brasileiras. Porto Alegre: Zouk, 2020.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2017. 283p.

Published

2025-04-17

How to Cite

OLIVEIRA, Tássia Tavares; CALDAS, Viviane Moraes. DO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO: : QUESTÕES FEMINISTAS E DE GÊNERO NA LITERATURA. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 3, n. 2, p. 01–03, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15237585. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/6474. Acesso em: 5 dec. 2025.