ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA LINGUÍSTICA
DA ALFABETIZAÇÃO AOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8416627Abstract
Reforçando o caráter da Linguística Aplicada, esta pesquisa leva em conta o contexto real em que seu objeto de estudo surge, isto é, a sala de aula. Notamos muitas dificuldades dos alunos de Física e Matemática nas práticas de leitura e escrita acadêmicas. Então, tecendo reflexões linguísticas que enfatizam o limite entre a teoria e a prática (MOITA LOPES, 2006), objetivamos, procurando exemplificar o intento investigativo da Linguística Aplicada, analisar a percepção dos professores de Física e Matemática de uma instituição de ensino superior federal sobre sua atuação no processo de alfabetização acadêmica de seus alunos. A alfabetização acadêmica é compreendida como uma prática metodológica, no processo de ensino-aprendizagem das práticas de leitura e escrita, que favorece a inserção dos estudantes nos letramentos acadêmicos. Assim, defendemos a necessidade de atuação dos professores das diferentes áreas na orientação dessas práticas, considerando sua expertise em suas próprias esferas discursivas. Metodologicamente, esta pesquisa de caráter qualitativo-interpretativista fundamenta-se em Martelotta (2008), Robins (2005), Mussalin e Bentes (2011) e Lyons (1987), no que tange ao surgimento da Linguística; Moita Lopes (2006; 2013), Kleiman (2013) e Rajagopalan (2006), a respeito da Linguística Aplicada, assim como Carlino (2017; 2021) e Navarro (2018), sobre alfabetização acadêmica.
Downloads
References
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
CARLINO, Paula. Alfabetización académica diez años después. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 18, n. 57, p. 355-381, 2013.
CARLINO, Paula. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Tradução de Suzana Schwartz. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
CARLINO, Paula. Escribir y ler en la universidad: responsabilidade compartida entre alunos, docentes e instituciones. In: Textos em Contexto: ler y escribir en la universidad. Buenos Aires, Argentina: Color Efe, 2021. p.5-21.
CUNHA, Angélica Furtado da Cunha. Funcionalismo. In: MARTELOTTA, Mário. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2008.
HYLAND, K. English for Academic Purposes. In: LEUNG, C.; STREET, B. (Eds.). The Routledge Companion to English Studies. London: Routledge, 2014.
KENEDY, Eduardo. Gerativismo. In: MARTELOTTA, Mário (Org.). Manual de Linguística. São Paulo: contexto, 2008.
KLEIMAN, Ângela B. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
LYONS, John. Linguagem e Linguística: uma introdução. Rio de Janeiro. LTC, 1987.
MARTELOTTA, Mário (org.). Manual de Linguística. São Paulo: contexto, 2008.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Linguística aplica e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: ________ (Org.). Por uma linguística aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
MUSSALIN, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. 5. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
NAVARRO, F. Más allá de la alfabetización académica: las funciones de la escritura en educación superior. In: ALVES, M. A.; BORTOLUZZI, Iensen (Eds.). Formação de Professores: Ensino, linguagens e tecnologias. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018. p. 13-49.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Repensar o papel da Linguística Aplicada. In.: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
ROBINS, R. H. Pequena História da Linguística. Editora Ciência Moderna, 2005.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 1975.
SILVA, Elizabeth Maria da. Resumo ou resenha, professora?. Campina Grande: EDUFCG, 2019.
STREET, Brian. Dimensões “Escondidas” na Escrita de Artigos Acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v.28, n.2, p.541-567, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista 15 de outubro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.