A ESCRITA NA ACADEMIA

UMA ANÁLISE DO QUE PREVÊ PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10460491
Palavras-chave: Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Escrita

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mapear concepções e propósitos a que a escrita está relacionada nos PPC de Licenciaturas em Letras: Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande. Metodologicamente, realiza-se através de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, no âmbito da Linguística Aplicada. Os resultados indicam que, nos PPC analisados, a presença da escrita está atrelada a diferentes propósitos, como (1) na utilização dessa modalidade da língua nas práticas acadêmicas a que os graduandos passam a vivenciar; (2) no subsídio de conhecimentos teóricos suficientes que lhes permitam discutir e construir novos conhecimentos, através da pesquisa, de um dos objetos dos cursos, isto é, da escrita; e (3) no auxílio em vivência profissional dos graduandos. Além disso, é possível reconhecer a presença de, pelo menos, três diferentes concepções de escrita: escrita como estrutura/habilidade, escrita como processo cognitivo e escrita como prática social. Compreendendo a importância dos PPC na organicidade dos cursos em questão, a constante indicação explícita ou implícita da escrita é marco importante que pressupõe, ao menos em tese, o compromisso plural dessas formações acadêmicas.

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Biografia do Autor

Roberto Barbosa Costa Filho, Universidade de Pernambuco

Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Licenciado em Letras: Língua Portuguesa pela UFCG. Tem interesse por questões relacionadas à escrita e aos letramentos, especialmente em contextos acadêmicos, e à produção de materiais didáticos para ensino de Língua Portuguesa.

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Publicado em

5 de janeiro de 2024

Como Citar

COSTA FILHO, R. B. A ESCRITA NA ACADEMIA: UMA ANÁLISE DO QUE PREVÊ PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 2, n. 2, p. 07–23, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10460491. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1666. Acesso em: 27 abr. 2024.

Seção

Dossiê