A ESCRITA NA ACADEMIA
UMA ANÁLISE DO QUE PREVÊ PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10460491Abstract
Este trabalho tem por objetivo mapear concepções e propósitos a que a escrita está relacionada nos PPC de Licenciaturas em Letras: Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande. Metodologicamente, realiza-se através de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, no âmbito da Linguística Aplicada. Os resultados indicam que, nos PPC analisados, a presença da escrita está atrelada a diferentes propósitos, como (1) na utilização dessa modalidade da língua nas práticas acadêmicas a que os graduandos passam a vivenciar; (2) no subsídio de conhecimentos teóricos suficientes que lhes permitam discutir e construir novos conhecimentos, através da pesquisa, de um dos objetos dos cursos, isto é, da escrita; e (3) no auxílio em vivência profissional dos graduandos. Além disso, é possível reconhecer a presença de, pelo menos, três diferentes concepções de escrita: escrita como estrutura/habilidade, escrita como processo cognitivo e escrita como prática social. Compreendendo a importância dos PPC na organicidade dos cursos em questão, a constante indicação explícita ou implícita da escrita é marco importante que pressupõe, ao menos em tese, o compromisso plural dessas formações acadêmicas.
Downloads
References
BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. Organização de Judith Chambliss Hoffnagel, Angela Paiva Dionísio; tradução e adaptação de Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2006.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Juridícos. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, ed. 248, seção 1. Brasília, DF, de 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 04 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer CES/CNE 492/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Diário Oficial da União, ed. 131, seção 1. Brasília, DF, p. 50, 09 jul. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf. Acesso em: 04 out. 2023.
CARLINO, P. Leer y escribir en la universidad, una nueva cultura. ¿Por qué es necesaria la alfabetización académica? In: CARDONA, E. N.; CASTILLO, S. C. (ed.) Los desafíos de la lectura y la escritura en la educación superior: caminos posibles. Cali, Colombia: Universidad Autónoma de Ociedente, 2008. p. 159-194. Disponível em: https://red.uao.edu.co/bitstream/handle/10614/9040/L0014.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 04 out. 2023.
CARLINO, P. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Tradução de Suzana Schwartz. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J.; DESLAURIERS, J.; GROULX, L.; LAPERRIÈRE, A.; MAYER, R.; PIRES, A. (org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução: Ana Cristina Nasser. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 295-316.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa ciências humanas e sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
FISCHER, A.; DIONÍSIO, M. de L. Perspectivas sobre letramento(s) no ensino superior: objetos de estudo em pesquisas acadêmicas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 6, n. 1, p. 79-93, jan./abr. 2011. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2349/1544. Acesso em: 04 out. 2023.
FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução de Magda Lopes; revisão técnica de Dirceu da Silva. Porto Alegre: Penso, 2013.
GARCEZ, L. A escrita e o outro: os modos de participação na construção do texto. 1ª reimpr. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010 [1998].
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, mai/jun. 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 out. 2023.
IVANIC, R. Discourses of Writing and Learning to Write. Language and Education, v. 18, n. 3, p. 220-245, 2004. Disponível em: https://eprints.lancs.ac.uk/id/eprint/3948/1/ivanic1.pdf. Acesso em: 04 out. 2023.
KALMAN, J. Discursiones conceptuales en el campo de la cultura escrita. Revista Ibero-Americana de Educación, n.46, p. 107-134, 2008. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie46a06.pdf. Acesso em: 04 out. 2023.
KRIPKA, R. M.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. L. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones. UNAD Bogotá – Colombia. N. 14, julio-diciembre, p. 55-73. 2015. Disponível em: https://hemeroteca.unad.edu.co/index.php/revista-de-investigaciones-unad/article/download/1455/1771. Acesso em: 04 out. 2023.
LEA, M. R; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998. Disponível em:
https://www.kent.ac.uk/teaching/documents/qualifications/studwritinginhe.pdf. Acesso em:
set. 2021.
LEA, M.; STREET, B. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Tradução
de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/79407/95916. Acesso em: 21 nov. 2020
MARINHO, M. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbla/v10n2/05.pdf. Acesso em: 21 nov. 2020.
RODRGUES, M. C. Crenças de aprendizagem de gêneros acadêmicos escritos. Campina Grande: EDUFCG, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/riufcg/29897/CREN%C3%87AS%20DE%20APRENDIZAGENS%20-%20EBOOK%20EDUFCG%202020.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 04 out. 2023.
RODRIGUES, F. S. Análise crítica de gênero de relatos de pesquisa sobre escrita. 2008. 139f. Dissertação (mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Programa de Pós-graduação em Letras. Santa Maria, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/9792/FRANCIELIRODRIGUES.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 04 out. 2023.
SIMÕES, L.J.; JUCHUM, M. A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos. In: AGUSTINI, C.; ERNESTO, B. (org.). Incursões na escrita acadêmico-universitária: letramento, discurso, enunciação [online]. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 93-106. Disponível em: https://books.scielo.org/id/32vmq/pdf/agustini-9786586084269-06.pdf. Acesso em: 04 out. 2023.
SILVA, E. M. Os mistérios que envolvem a escrita acadêmica. In: AGUSTINI, C.; ERNESTO, B. (org.). Incursões na escrita acadêmico-universitária: letramento, discurso, enunciação [online]. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 141-152. Disponível em: https://books.scielo.org/id/32vmq/pdf/agustini-9786586084269-09.pdf. Acesso em: 04 out. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG). CFP. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa. Cajazeiras: UAL, 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG). CH. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Letras: Língua Portuguesa. Campina Grande: UAL, 2013.
VASCONCELLOS, C. S. Projeto político-pedagógico: considerações sobre sua elaboração e concretização. In: VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.
VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico: continuidade ou transgressão para acertar? In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. L. M. (org.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógica à prática transformadora. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 183-219.
VEIGA, I. P. A. Inovações e Projeto Político-Pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/cH67BM9yWB8tPfXjVz6cKSH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 out. 2023.
VEIGA, I. P. A. Educação básica e ensino superior: Projeto Político-Pedagógico. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2004.
VIEIRA, F. E.; FARACO, C. A. Escrever na universidade: fundamentos. São Paulo: Parábola, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista 15 de outubro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.