PROFISSÕES EM TELA:

UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA EM LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Alex Egido Universidade Estadual de Londrina
  • Bárbara Souza Campos Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação linguística na infância. Questões raciais e de gênero. Consciência crítica. Aprendizagem de Língua Inglesa.

Resumo

Tendo em vista a expansão da educação
linguística com crianças e a crescente inclusão de
questões sociais em sala de aula de Língua Inglesa
(LI), este artigo visa a compartilhar uma
experiência didática que buscou problematizar tanto
questões de gênero quanto racial, ao se trabalhar
com produções multimodais e pesquisas no ensino
do conteúdo “profissões”. Assim, busca-se
responder às seguintes perguntas de pesquisa: Quais
características fenotípicas são mais recorrentes nas
produções multimodais dos alunos? Quais as
reações dos/as alunos/as a partir dos resultados das
buscas feitas? Quais problematizações, se alguma,
os/as alunos/as fazem durante a discussão do tema?
No que diz respeito ao contexto, os/as alunos/as
estavam matriculados/as no 4o ano do ensino
fundamental em uma escola particular, na região

sudeste do interior de São Paulo, com duas horas-
aula de LI semanais. A unidade didática,

desenvolvida pela própria docente, foi adotada para
a realização da proposta e teve uma duração de
implementação de 4 horas-aula. Em relação aos
dados, considera-se as produções multimodais feitas
pelos/as alunos/as e os resultados das buscas
subsequentes feitas por eles/as, bem como as notas
de campo da docente oriundas da discussão sobre a
temática na sala de aula.

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Publicado em

20 de dezembro de 2022

Como Citar

EGIDO, A. .; SOUZA CAMPOS, B. . PROFISSÕES EM TELA:: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA EM LÍNGUA INGLESA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 3, p. 30–49, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6317. Acesso em: 8 abr. 2025.

Seção

Dossiê