FIOS CECILIANOS NO ENSINO DE POESIA
Resumo
As possibilidades de trabalho que envolvem a poesia em sala de aula são desmedidas, por isso não se pode restringir o poema a modelos ou a práticas estigmatizadas no ambiente escolar. Nesse
sentido, o objetivo desta discussão foi contribuir com a formação leitora e humana dos alunos, bem como com os estudos acerca do ensino de poesia. Centralizamos neste artigo parte da produção infantil de Cecília Meireles (1901-1964), com algumas considerações de sua poética e com o relato da recepção de alguns de seus poemas. As
práticas de abordagem da poesia ceciliana no ambiente escolar serão apresentadas a partir da análise da leitura de quatro poemas de Ou isto ou aquilo (1964), escrito pela mesma autora e ilustrado por Odilon Moraes na edição que tivemos acesso (2012), e foram realizadas com uma turma do quinto ano de uma escola pública do interior de São
Paulo-SP. Alguns autores foram essenciais para embasar nossas considerações, como Averbuck (1993), Trevizan (2002), Alves (2018), Jauss (1994), Solé (1998) e Girotto e Souza (2010) – com destaque para essas últimas autoras no que diz respeito à
metodologia de ensino adotada, centralizando algumas estratégias de leitura.
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Referências
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