FIOS CECILIANOS NO ENSINO DE POESIA

Autores

  • Raquel Sousa da Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Presidente Prudente
Palavras-chave: Ensino de Poesia. Cecília Meireles. Estratégias de Leitura.

Resumo

As possibilidades de trabalho que envolvem a poesia em sala de aula são desmedidas, por isso não se pode restringir o poema a modelos ou a práticas estigmatizadas no ambiente escolar. Nesse
sentido, o objetivo desta discussão foi contribuir com a formação leitora e humana dos alunos, bem como com os estudos acerca do ensino de poesia. Centralizamos neste artigo parte da produção infantil de Cecília Meireles (1901-1964), com algumas considerações de sua poética e com o relato da recepção de alguns de seus poemas. As
práticas de abordagem da poesia ceciliana no ambiente escolar serão apresentadas a partir da análise da leitura de quatro poemas de Ou isto ou aquilo (1964), escrito pela mesma autora e ilustrado por Odilon Moraes na edição que tivemos acesso (2012), e foram realizadas com uma turma do quinto ano de uma escola pública do interior de São
Paulo-SP. Alguns autores foram essenciais para embasar nossas considerações, como Averbuck (1993), Trevizan (2002), Alves (2018), Jauss (1994), Solé (1998) e Girotto e Souza (2010) – com destaque para essas últimas autoras no que diz respeito à
metodologia de ensino adotada, centralizando algumas estratégias de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, José Hélder Pinheiro. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.

ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira. 3. ed. rev. e ampliada. São Paulo: Unesp, 2011.

AVERBUCK. Lígia Morrone. A poesia e a escola. In: ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em crise na escola: alternativas do professor. 11. ed. Porto Alegre: Mercado

Aberto, 1993.

CAMARGO, Luís. A poesia infantil de Cecília Meireles. In: AGUAIR, Vera Teixeira de; CECCANTINI, João Luís (Orgs.). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

COELHO. Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria e análise didática. São Paulo: Moderna, 2000.

D’ÁVILA, Antônio. Literatura infanto-juvenil: de acordo com o programa das escolas normais. São Paulo: Editora do Brasil, 1969.

FERNANDES, Hercília Maria. Cecília Meireles e a lírica pedagógica em “Criança meu amor” (1924). Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14289/1/HerciliaMF.pdf. Acesso em: 14 nov. 2019.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. Um estudo das edições de Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles. Pro Posições, Campinas, v. 20, n. 2 (59), p. 185-203, maio/ago.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v20n2/v20n2a12. Acesso em: 14 nov. 2019.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira de. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: MENIN, Ana Maria da Costa Santos; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; ARENA,

Dagoberto Buim; SOUZA, Renata Junqueira de. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2010.

GOÉS, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução: Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

LAJOLO. Marisa. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em crise na escola: alternativas do professor. 11. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

LAJOLO. Marisa. O texto não é pretexto. Será que não é mesmo? In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas.

São Paulo: Global, 2009.

MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. Ilustrações de Odilon Moraes. Org. Walmir Ayala. São Paulo: Global, 2012.

SMITH, Frank. Leitura significativa. Trad. Beatriz Affonso Neves. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

TREVIZAN. Zizi. Poesia e ensino: antologia comentada. 3. ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.

ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.

Downloads

Publicado em

20 de dezembro de 2021

Como Citar

SILVA, R. S. da .; SOUZA, R. J. de . FIOS CECILIANOS NO ENSINO DE POESIA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 111–129, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4598. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Dossiê