PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

UMA EXPERIÊNCIA COM LIVRO CARTONERO NO CEFET/RJ

Autores

  • Fabiana Oliveira de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Palavras-chave: Produção textual. Ensino de Espanhol. Livro cartonero. Ensino Médio. Rede federal de educação.

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar uma experiência de produção textual em língua espanhola que culminou na elaboração e publicação de um livro cartonero, cuja capa é feita de cartón, “papelão” em espanhol. A partir dos debates sobre meio ambiente e temáticas afins, tendo como subsídio diferentes gêneros discursivos analisados em cada aula, propôs-se que os estudantes produzissem um texto abordando um desses temas. Resultado das atividades desenvolvidas ao longo de um semestre na disciplina de Língua Espanhola com a turma do quarto ano do Ensino Médio do CEFET/RJ, campus Petrópolis, o livro auxilia na formação cidadã desses alunos e faz dialogar teoria e prática, por ser não apenas uma discussão sobre conscientização, mas também uma ação coletiva de reciclagem. A obra atende às expectativas de um curso de língua estrangeira preocupado com a transdisciplinaridade, enfatizando temáticas transversais e interagindo com o mundo para além da instituição de ensino

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Publicado em

30 de agosto de 2020

Como Citar

SOUZA, F. O. de. PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM LIVRO CARTONERO NO CEFET/RJ. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 64–75, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3417. Acesso em: 28 out. 2024.

Seção

Dossiê