CINEMA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL

REFLEXÕES SOB(RE) UM “PONTO DE VISTA” INDISCIPLINAR

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Palavras-chave: Cinema, Infância, Educação audiovisual, Letramento audiovisual, . Ponto de vista

Resumo

Considerando que vivemos em um mundo cada vez mais imagético, no que Jenkins (2006) vem chamando de Era da Convergência, este trabalho busca, por um lado, refletir sobre as relações que se podem estabelecer entre cinema, infância e educação audiovisual e, por outro, apontar caminhos possíveis para o trabalho com a leitura e com a produção de imagens em movimento na escola. Assim, partindo de pesquisa de revisão bibliográfica, inicio uma discussão sobre o contexto em que nos inserimos contemporaneamente, para, em seguida, com Leandro (2001), Bergala (2008) e Migliorin (2015), entre outros, pensar sobre três níveis de relação entre cinema e infância - o cinema para criança, o cinema com criança e o cinema de criança. Posteriormente, a partir de contribuições teóricas de diferentes campos, inserindo-me uma perspectiva de Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), apresento, então, uma proposta de trabalho de educação audiovisual com crianças que integra os trabalhos com os letramentos (Kleiman, 1995; Soares, 1998) aos pressupostos da arte-educação (Duarte Jr., 2012). Tal proposta busca apresentar uma ação didática sobre a noção de “ponto de vista” (Aumont e Marie, 2006) baseada no filme “O menino e o mundo” (Alê Abreu, Brasil, 2014).

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Publicado em

6 de abril de 2024

Como Citar

VARGAS , D. . CINEMA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL: REFLEXÕES SOB(RE) UM “PONTO DE VISTA” INDISCIPLINAR. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 160–176, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2327. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Dossiê