CINEMA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL
REFLEXÕES SOB(RE) UM “PONTO DE VISTA” INDISCIPLINAR
Resumo
Considerando que vivemos em um mundo cada vez mais imagético, no que Jenkins (2006) vem chamando de Era da Convergência, este trabalho busca, por um lado, refletir sobre as relações que se podem estabelecer entre cinema, infância e educação audiovisual e, por outro, apontar caminhos possíveis para o trabalho com a leitura e com a produção de imagens em movimento na escola. Assim, partindo de pesquisa de revisão bibliográfica, inicio uma discussão sobre o contexto em que nos inserimos contemporaneamente, para, em seguida, com Leandro (2001), Bergala (2008) e Migliorin (2015), entre outros, pensar sobre três níveis de relação entre cinema e infância - o cinema para criança, o cinema com criança e o cinema de criança. Posteriormente, a partir de contribuições teóricas de diferentes campos, inserindo-me uma perspectiva de Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), apresento, então, uma proposta de trabalho de educação audiovisual com crianças que integra os trabalhos com os letramentos (Kleiman, 1995; Soares, 1998) aos pressupostos da arte-educação (Duarte Jr., 2012). Tal proposta busca apresentar uma ação didática sobre a noção de “ponto de vista” (Aumont e Marie, 2006) baseada no filme “O menino e o mundo” (Alê Abreu, Brasil, 2014).
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B. de. Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem. R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 25 n. 59/2 p. 526-546 maio/ago. 2016.
AUMONT, J.; MARIE, M. Dicionário Teórico e Crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2006.
BANDEIRA, P. Por enquanto eu sou pequeno. São Paulo: Moderna, 2002.
BERGALA, A. A Hipótese-Cinema. Rio de Janeiro: Booklink e CINEAD/UFRJ, 2008.
CASTRO, L. R. A Aventura Urbana – Crianças e Jovens no Rio de Janeiro. Editora 7 Letras. Rio de Janeiro, 2004.
CAVALCANTI, M. C. A propósito da linguística aplicada. Trabalhos em Linguística Aplicada. n. 7, pp. 5-12, 1986.
DUARTE JR. J. F. Por que Arte-Educação? Campinas, SP: Papirus Editora, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1994.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Ed.). Os significados do Letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995, pp. 15-64.
LEANDRO, A. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Comunicação & Educação, n. 21, p. 29-36, 30 ago. 2001.
MENEZES, V.; SILVA, M. M.; GOMES, I. F. Sessenta anos de Linguística Aplicada: de onde viemos e para onde vamos. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009, pp.25-50.
MIGLIORIN, C. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.
MIGLIORIN, C. et al. Cadernos do Inventar - cinema, educação e direitos humanos. Universidade Federal Fluminense / Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, 2016.
MOITA LOPES, L. P. Introdução: Uma linguística aplicada mestiça e ideológica – interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, pp. 13-44.
PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, pp. 67-83.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
RAJAGOPALAN, K. Política de ensino de línguas no Brasil. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente. Festschrift para Antonieta Celani. 1ª.ed. São Paulo: Parábola, 2013, pp. 144-161.
ROCHA LIMA, C. H. Gramática normativa da língua portuguesa. 35ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.
ROJO, R. H. R. Fazer linguística aplicada em perspectiva sócio-histórica: privação sofrida e leveza de pensamento. In: MOITA LOPES, L. P. (org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, pp. 253-276.
SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, Autêntica, 1998.
VARGAS, D. S. A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI. Raído, v. 14, p. 190-215, 2020.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.