PRÁTICAS EDUCATIVAS ENTRE A ESCOLA E A COMUNICADE CIGANA CALON EM SOUSA/PB: EDUCAÇÃO, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E ARTE

Autores

  • Ivanyr Nayara Mascena Veras Universidade Federal de Campina Grande
  • Bruno Eduardo Tavares de Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Danila Paula Nunes da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Daniela Mota Dias Universidade Federal de Campina Grande
  • Jorge Luís Marques Pordeus Universidade Federal de Campina Grande
  • Maysa Nobre Menandro Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Lívia Alves de França Universidade Federal de Campina Grande
  • Adriana Cassimiro de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Kamilla Kevia da Silva Galvão Universidade Federal de Campina Grande
  • Luciano Cavalcanti Dias Filho Universidade Federal de Campina Grande
  • Dayanne Fernandes Farias Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Luiza da Silva Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Marcilânia Gomes Alcântara Figueiredo Universidade Federal de Campina Grande
  • Luan Gomes dos Santos de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Comunidade Cigana Calon, Educação e Direitos, Arte, Meio Ambiente

Resumo

O projeto foi realizado por meio da partilha do círculo de diálogo entre saberes, pautados na relação entre saúde, meio ambiente, arte e práticas educativas. Ele se destina como uma proposta a ser construída por vivências coletivas, ou seja, baseadas na vida cotidiana dos discentes que compõem a Comunidade Cigana Calon de Sousa/PB; Escola M. E. F Irmã Iraides Holanda Lavor, localizada entre os ranchos que formam a Comunidade Cigana, oferece as séries do Ensino Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I (dos 4 aos 11 anos). É relevante ressaltar que a Escola em questão é constituída em sua maioria por discentes ciganos e ciganas). Isso favorece ao desenvolvimento de ações de extensão entre a Universidade Federal de Campina Grande, a Escola e Comunidade Cigana. A questão chave que nos impulsiona a estabelecer uma relação dialógica entre Universidade-Sociedade, corresponde ao fato de que a realidade contemporânea é marcada por uma cultura do descartável, do desenraizamento histórico, do consumo e da velocidade das relações sociais, perpassadas por um desprezo à educação popular e o crescimento do agronegócio que interfere na saúde da população humana. Sendo assim, tomaremos como itinerário a interseccionalidade entre gênero-raça/etnia (ecofeminismo), saúde (direitos dos/as usuários/as à saúde a partir da Lei Orgânica da Saúde – LOS (8080/90), Política Nacional de Humanização (PNH), Política de Atenção à saúde de crianças e adolescentes) e meio ambiente (ecologia política) mediadas pelas práticas educativas à luz da perspectiva freiriana. Esta proposta configura-se como uma ação extensionista na medida em que toma a relação saúde, educação, arte e meio ambiente como um horizonte de construção de práticas educativas críticas para a formação integral dos indivíduos e
instituições abrangidos por esse projeto. Por fim, objetivamos tecer um processo educativo coletivo, capaz de propiciar reflexões pelos/as discentes participantes do projeto de modo que possam se perceber enquanto sujeitos sociais que estão inseridos no cotidiano das realidades, na luta diárias por direitos e políticas públicas
que serão discutidas e concretizadas a partir da efetivação do projeto de extensão aqui proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

31 de maio de 2023

Como Citar

VERAS, I. N. M. .; LIMA, B. E. T. de .; SILVA, D. P. N. da .; DIAS, D. M. .; PORDEUS, . J. L. M. .; MENANDRO, M. N. .; FRANÇA, A. L. A. de .; OLIVEIRA, A. C. de .; GALVÃO, . K. K. da S. .; DIAS FILHO, L. C. .; FARIAS, D. F. .; LIMA, A. L. da S. .; FIGUEIREDO, M. G. A. .; OLIVEIRA, L. G. dos S. de . PRÁTICAS EDUCATIVAS ENTRE A ESCOLA E A COMUNICADE CIGANA CALON EM SOUSA/PB: EDUCAÇÃO, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E ARTE. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/504. Acesso em: 23 nov. 2024.

Seção

Direitos Humanos e Justiça

Categorias