PRÁTICAS EDUCATIVAS ENTRE A ESCOLA E A COMUNICADE CIGANA CALON EM SOUSA/PB: EDUCAÇÃO, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E ARTE
Resumen
O projeto foi realizado por meio da partilha do círculo de diálogo entre saberes, pautados na relação entre saúde, meio ambiente, arte e práticas educativas. Ele se destina como uma proposta a ser construída por vivências coletivas, ou seja, baseadas na vida cotidiana dos discentes que compõem a Comunidade Cigana Calon de Sousa/PB; Escola M. E. F Irmã Iraides Holanda Lavor, localizada entre os ranchos que formam a Comunidade Cigana, oferece as séries do Ensino Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I (dos 4 aos 11 anos). É relevante ressaltar que a Escola em questão é constituída em sua maioria por discentes ciganos e ciganas). Isso favorece ao desenvolvimento de ações de extensão entre a Universidade Federal de Campina Grande, a Escola e Comunidade Cigana. A questão chave que nos impulsiona a estabelecer uma relação dialógica entre Universidade-Sociedade, corresponde ao fato de que a realidade contemporânea é marcada por uma cultura do descartável, do desenraizamento histórico, do consumo e da velocidade das relações sociais, perpassadas por um desprezo à educação popular e o crescimento do agronegócio que interfere na saúde da população humana. Sendo assim, tomaremos como itinerário a interseccionalidade entre gênero-raça/etnia (ecofeminismo), saúde (direitos dos/as usuários/as à saúde a partir da Lei Orgânica da Saúde – LOS (8080/90), Política Nacional de Humanização (PNH), Política de Atenção à saúde de crianças e adolescentes) e meio ambiente (ecologia política) mediadas pelas práticas educativas à luz da perspectiva freiriana. Esta proposta configura-se como uma ação extensionista na medida em que toma a relação saúde, educação, arte e meio ambiente como um horizonte de construção de práticas educativas críticas para a formação integral dos indivíduos e
instituições abrangidos por esse projeto. Por fim, objetivamos tecer um processo educativo coletivo, capaz de propiciar reflexões pelos/as discentes participantes do projeto de modo que possam se perceber enquanto sujeitos sociais que estão inseridos no cotidiano das realidades, na luta diárias por direitos e políticas públicas
que serão discutidas e concretizadas a partir da efetivação do projeto de extensão aqui proposto.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2023 Ivanyr Nayara Mascena Veras, Bruno Eduardo Tavares de Lima, Danila Paula Nunes da Silva, Daniela Mota Dias, Jorge Luís Marques Pordeus, Maysa Nobre Menandro, Ana Lívia Alves de França, Adriana Cassimiro de Oliveira, , Kamilla Kevia da Silva Galvão, Luciano Cavalcanti Dias Filho, Dayanne Fernandes Farias, Ana Luiza da Silva Lima, Marcilânia Gomes Alcântara Figueiredo, Luan Gomes dos Santos de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.