DESAFIOS DA ORGANIZAÇÃO COLETIVA FRENTE AO MERCADO DE TRABALHO E DA INFORMALIDADE NO CONTEXTO DA COVID-19 NA PARAÍBA
Resumo
O projeto foi realizado entre julho e dezembro de 2021, executado por professores e alunas do Centro de Humanidades da UFCG, campus de Campina Grande, e teve como objetivo: i) debater sobre os efeitos da Covid-19 no mercado de trabalho e na informalidade e sobre as organizações de trabalhadores na Paraíba; ii) promover uma interação entre a Universidade e a Sociedade; e iii) compartilhar reflexões de caráter acadêmico. A metodologia para desenvolvê-lo foi a realização de seis lives transmitidas pelo canal da Assessoria de Comunicação do CH no Youtube, que contou com a participação de palestrantes de nove entidades sindicais e/ou representantes de trabalhadores da Paraíba – o Sindicato Domésticas da PB; CUT-PB; Motoka’s Campina; Sindicato dos Comerciários de Campina Grande; Administração da Feira Central de Campina Grande; ADUFCG; SINTEP; SINTENP; e DIEESE –, bem como de docentes / pesquisadores da área temática. O público online e as visualizações posteriores das lives atingiram um total de 834 pessoas, A divulgação dos eventos foi através de banners compartilhados nas mídias sociais. Cada live teve duração aproximada de 2 horas e a participação de 2 a 4 palestrantes, seguido por perguntas do público no chat. As lives estão disponíveis no Canal da Assessoria de Comunicação do CH no Youtube. Como resultado, o projeto proporcionou uma troca de saberes e de reflexões entre professores, pesquisadores, trabalhadores informais, lideranças sindicais, representantes de trabalhadores, gestores públicos e estudantes, que propicia novos conhecimentos sobre os efeitos da pandemia no mercado de trabalho e na informalidade na Paraíba.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Cecilia da Cruz Cardoso, Karla Joyce Ferreira de Brito, Luíza Dantas de Souza Lima Teixeira, Marcia de Lima Pereira Couto, Mario Henrique Guedes Ladosky
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.